RESGATE DA HOTELARIA

Manoel Linhares solicita apoio no Senado para aprovar MP que prorroga o Perse

Por Marcelo - Em 18/05/2023 às 8:48 PM

O presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares, esteve reunido com 66 senadores em Brasília, para discutir que seja dado total apoio, no Senado Federal, ao pedido de prorrogação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) por mais cinco anos, como havia sido estabelecido inicialmente. O caso será apreciado com a votação da Medida Provisória 1147/22, marcada para a próxima terça-feira (23).

Cid Gomes apoia o pleito levado por Manoel Linhares ao Senado

Ele disse que o senador Cid Gomes já declarou seu total apoio à reivindicação do setor hoteleiro e se comprometeu a reunir um grande número de parlamentares com esse mesmo objetivo. “E vale lembrar que quando foi o nosso governador, Cid inaugurou o Centro de Eventos do Ceará (CEC). Um equipamento espetacular, que atrai tanto feiras, congressos ou seminários nacionais quanto internacionais, movimentando o turismo de negócios em nosso Estado”, afirma.

O representante da hotelaria nacional destacou que os empresários precisam desse apoio à reivindicação. “A pandemia de covid-19 foi brutal para a economia, mas devastadora para o setor da hotelaria e do turismo. Durante quase dois anos ficamos com taxas de ocupação em torno de 5%, apenas recebendo passantes, ou funcionários de companhias aéreas e equipes de saúde. Quando para mantermos o nosso funcionamento e pagarmos todas as despesas, precisamos de pelo menos 50%”, ressalta.

Representando 40 mil hotéis e 4 milhões de empregos, o dirigente teme que se a prorrogação do Perse não for aprovada, cerca 25% a 30% dos hotéis existentes no País podem fechar. “O turismo está voltando, mas os empresários do setor estão com muitas dívidas acumuladas. Tenho certeza que na próxima terça-feira os senadores deverão votar favoravelmente ao nosso pedido”, espera.

Ele lembrou, ainda, que a senadora Daniella Ribeiro, relatora da MP do Perse, se mostrou favorável ao pleito dos empresários da hotelaria. “De cada quatro empregos, a cadeia do turismo gera ao menos um, o que representa um impacto muito forte no total de postos de trabalho no Brasil inteiro. Muitas vezes o setor oportuniza o primeiro emprego aos jovens. E apenas o Beach Park possui 2,5 mil colaboradores, o que é um número bastante expressivo”, completa Manoel Linhares.

Mais notícias

Ver tudo de IN News