Nova fase

Pinacoteca de São Paulo contrata novos curadores e traz a nova geração para dentro do museu

Por carol - Em 13/06/2022 às 7:03 PM

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, renova a sua equipe de curadoria e anuncia a contratação de dois novos e jovens curadores: Pollyana Quintela, 30 anos, e Renato Menezes, 32. O acréscimo desses profissionais é importantíssimo para o momento da instituição que pauta grande parte da sua programação em narrativas mais diversas e inclusivas, em favor de um olhar mais crítico que reverbera as questões atuais.

A1db778c 5407 4bb2 967f 6ba908b60d41

.

O diretor-geral da Pinacoteca, Jochen Volz, avaliou o perfil de cerca de 200 potenciais candidatos que espontaneamente se inscreveram para a vaga pelo site da instituição.  “São dois jovens profissionais atuando entre pesquisa, crítica, ensino e curadoria. Pollyana Quintella e Renato Menezes trazem a equipe da Pinacoteca distintos campos de investigação e diferentes experiências profissionais que complementarão e ampliarão substancialmente as áreas do museu”, afirma Jochen Volz.

Pollyana Quintella (Rio de Janeiro, 1992) é pesquisadora, curadora e crítica cultural. Foi curadora assistente no Museu de Arte de Rio (MAR), entre 2018 e 2020. Atualmente colabora com artigos para O Globo e Folha de São Paulo. Foi curadora adjunta da exposição FARSA – Língua, Fratura, Ficção: Brasil-Portugal no SESC Pompeia, 2020-2021.

Renato Menezes (Rio de Janeiro, 1990), é historiador da arte e conclui doutorado em Teoria da Arte pela EHESS (Paris). Colaborou com o departamento curatorial do Getty Research Institute, em Los Angeles, entre 2020 e 2021.

Os dois passam a integrar a Pinacoteca de São Paulo meses antes da inauguração do novo prédio, a Pinacoteca Contemporânea, previsto para dezembro de 2022, e serão essenciais na construção do projeto curatorial para os 3 edifícios da Pina.

Com o acréscimo deste novo espaço, a Pina se tornará, em área e capacidade de público, um dos maiores museus de arte da América Latina, passando a receber até 1 milhão de visitantes por ano.

Já no quesito programação, a Pinacoteca segue com a agenda de exposições previstas para o ano de 2022, incluindo a individual do artista Jonathas de Andrade (a partir de 24.09), representante do Brasil na Bienal de Veneza, obra inédita site-specific (08.10)  de Dalton Paula para o Octógono e a panorâmica da artista Lenora de Barros (também a partir de 08.10). Ainda no segundo semestre, destaque também para a exposição coletiva Pelas ruas: vida moderna e diversidade na arte dos Estados Unidos (27.08) que contará com trabalhos de Geórgia 0’Keefe, Edward Hopper e Andy Warhol e será a primeira grande mostra internacional desde o início da pandemia.

Mais notícias

Ver tudo de IN News