CARCINICULTURA EM ALTA

Sindimest aprimora tecnologia que pode triplicar produção de camarão no Ceará

Por Marcelo - Em 04/04/2023 às 8:42 PM

Todos os benefícios trazidos pela indústria 4.0 podem propiciar um novo ritmo de produção ao cultivo de camarão no Ceará. Essa é a ideia de um grupo formado por empresários do setor de empresas de tecnologia que se reuniram com o presidente do Sindicato das Indústrias e Empresas de Instalação, Operação e Manutenção de Redes, Equipamentos e Sistemas de Telecomunicação do Estado do Ceará (Sindimest), Juarez Holanda, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), esta semana.

Executivos discutem o uso de tecnologia na carcinicultura cearense

Os executivos e especialistas envolvidos no projeto deram novos passos rumo ao desenvolvimento de uma solução envolvendo tecnologias como IoT, redes fotovoltaicas, coleta e integração de dados para modernizar a alimentação de camarões. “Hoje, os nossos números são os seguintes: coletamos 5 mil quilos por hectare, a cada ano. Com a automação do processo de alimentação utilizando tecnologias avançadas, a expectativa é conseguirmos extrair 15 mil quilos nas mesmas condições, o que significa um aumento de três vezes”, afirma o empresário Juan Carlos Ayala, diretor Presidente da Aquafort, empresa que está em parceria no desenvolvimento dessa solução que pode transformar a performance da carcinicultura cearense.

Outra vantagem apontada é a qualidade dos animais. Estudos apontam que a eficiência no processo de alimentação dos crustáceos resulta em camarões de até 35 gramas, três vezes maiores que a média dos animais que são coletados nos viveiros. “Outra vantagem expressiva vai ser a redução dos resíduos nos mananciais. Com a ajuda da tecnologia, não vai ser necessário o depósito de rações além da quantidade ideal, o que resulta no adequamento às práticas ESG”, argumenta Ayala.

A tecnologia utilizada para o alimentador de camarões está sendo desenvolvida pela empresa MTM Telecom, no Habitat Senai, em Maracanaú. “Temos a certeza que todos os esforços estão sendo realizados para podermos disponibilizar esse novo equipamento que vai trazer um novo impulso à cadeia deste importante segmento econômico. Essa é a função do Habitat Senai e, na condição de presidente do Sindimest, estamos confiantes que a indústria cearense vai se fortalecer cada vez mais”, conclui Juarez Holanda.

Mais notícias

Ver tudo de IN News