GASTRONOMIA

Terrine é opção de prato sofisticado e barato para festas de fim de ano

Por carol - Em 30/11/2023 às 8:27 AM

Unnamed (12)

A terrine é uma iguaria similar ao patê, que tem uma receita base única, mas leva um mix de coberturas que vão do salgado ao doce, com frutas e flores, que deixam essa receita francesa linda e saborosa. A terrine básica sai por aproximadamente R$ 30,00 e é um prato simples, barato e sofisticado.

A Chef Gizelle Becker Furlan, especializada em terrines, lançou recentemente o livro “Terrines da Gi”, com 22 receitas criadas, testadas e fotografadas ao longo de cinco anos de aprimoramento do prato, com destaque para seis vídeos com o passo a passo para fazer a receita e como decorar.

Como sugestão:

– Azeitonas pretas;

– Gorgonzola com geleia de damasco;

– Figos frescos com parma crocante;

– Camarão com raspas de limão siciliano;

– Crispy de alho-poró;

– Linguiça;

– Mix de castanhas e frutas secas;

– Salmão com batata palha doce;

– Bacalhau com cebola roxa e azeitonas pretas;

– Gorgonzola com calda de morango e amêndoas;

– Pistache, gorgonzola e pimenta rosa;

– Tomates confitados, gorgonzola e molho pesto;

– Romã e queijo gruyere;

– Tâmaras com mel trufado;

– Burrata com morangos assados;

– Chocolate com frutas vermelhas e hortelã;

– Mascarpone com pistache e gojiberry.

Massa base da Terrine

Ingredientes – 600g de cream cheese (queijo cremoso), 1 colher de sopa de mel, 1 colher de sopa de nata (creme de leite fresco), 4g de gelatina em pó incolor (saquinho), 1 colher de café de sal, 1 colher de café de pimenta-do-reino moída.

Modo de preparo – dilua a gelatina em duas colheres de água fria no micro-ondas por 10 segundos. Na batedeira, adicione o cream cheese, a nata, o mel, o sal e a pimenta na velocidade máxima por 10 segundos. Mexa com uma espátula até o fundo. Volte para a batedeira, mais 10 segundos e adicione a gelatina aquecida. Bata mais 10 segundos. Forre uma forma com plástico filme, deixando abas para desenformar, enche com a massa e leve à geladeira por 12 horas.

Mais notícias

Ver tudo de IN News