Especial Turquia

Um mergulho no Oriente

Por Admin - Em 27/10/2021 às 12:22 PM

Istambul

Istambul – Mesquita Azul – Fotos: Pompeu Vasconcelos

Bem-vindo à Turquia! Hoje começamos aqui uma série de reportagens sobre a cultura, economia, turismo, gastronomia e curiosidades do mais aberto dos países muçulmanos. A Turquia fica entre a Europa e a Ásia, e consegue manter diferenças comportamentais e culturais imensas. Dependendo da região, são mais conservadores ou liberais. Cidades mais próximas da Europa, como Istambul por exemplo, são cheias de turistas e mantém uma postura bem mais aberta. O consumo de álcool não é proibido e as mulheres não são obrigadas a cobrir a cabeça. O que não muda é o chamado para a oração: cinco vezes ao dia. O som vem dos minaretes de todas as mesquitas do país e é um dos primeiros sinais que chamam a atenção dos estrangeiros.

 HISTÓRIA

Sony Dsc

Torre de Galata

Vamos começar nossa prosa com um bom cafezinho turco (que é Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO) porque a história é antiga… vem desde o período neolítico, com sítios arqueológicos como o de Göbekli Tepe, centro do enredo da série O Segredo do Templo, da Netflix. Foram muitos impérios … o primeiro teria sido o dos Hititas, que eram rivais do Egito Antigo. De lá pra cá a região cresceu como ponto estratégico para o comércio e o poder foi trocando de mãos, passando pela Grécia Antiga, Império Romano (com a sede oriental em Bizâncio, que trocou de nome para Constantinopla em homenagem ao imperador Constantino em 324 a.C), Império Otomano, decisivo para o fim da Idade Média ao conquistar a cidade, até virar República em 1923. O país flexibilizou vários costumes abolindo leis antigas como o uso de roupas tradicionais e abrindo a possibilidade de voto para as mulheres.  Ao longo dos anos a  Turquia entrou para o G20, União Européia e para a OCDE, Organização para a Cooperação Econômica Européia, o chamado Clube dos Ricos, que tem 36 países integrantes, com PIB elevado e cerca de 80% do comércio do planeta. A Organização tem  parceiros estratégicos, como o Brasil.

SHOW ME THE NUMBERS

O país tem mais de 86 milhōes de habitantes e uma vocação para a agricultura, serviços (com força para o turismo), indústria e o comércio, O que se produz na Turquia vai principalmente para a Alemanha e Inglaterra. Este ano, o PIB cresceu 21,7%, impulsionado pelo setor de serviços.

Sony Dsc

Palácio de Çırağan 

Mais notícias

Ver tudo de IN News