Iris Apfel a decoradora ícone da moda

Por Omar de Albuquerque - Em 11/03/2024 às 12:52 PM

Iris Apfel a decoradora ícone da moda contemporânea

 

A decoradora e influenciadora veterana, Iris Apfel tornou-se um ícone pop com seu estilo marcado por roupas extravagantes, óculos enormes de armações pesadas, batom vermelho brilhante, cabelos brancos bem curtinhos e profusão de bijuterias coloridas. Mas ela não era apenas exótica. Era também uma mulher de negócios, tendo feito consultoria para a decoração da Casa Branca sob seis presidentes americanos e criado diversas linhas de produtos com seu nome, em parcerias com grandes marcas. Nascida em Nova York em 1921, Iris Apfel compartilhava a vida profissional de designer de interiores com o marido, Carl, que morreu em 2015 aos 100 anos.

 

Formada em história da arte, ela se especializou em tecidos antigos e era proprietária de uma empresa têxtil, Old World Weavers, com o marido. A empresa fazia obras de restauração e decoração de ambientes sofisticados, incluindo os projetos na Casa Branca e residências de famosos como Estée Lauder e Greta Garbo. Apfel era personagem frequente na capa de revistas como Vogue, e suas fotos eram destaque em coberturas de eventos de entretenimento. Ela tinha mais de 3 milhões de seguidores no Instagram, e isso ajudou no sucesso de seus projetos.

Isis 1

Na edição de 2017 da Mostra 100% DESIGN, cujo o tema foi moda e design, o arquiteto Roberto Pamplona Junior fez um ambiente Lounge em homenagem a Iris.

“Fique velho, mas não fique chato. Nunca deixe de ser você e se divertir. Seja selvagem”.

Iris Apfel * 1922 + 2024

Veja abaixo uma serie de caricaturas feitas em homenagem a Iris:

I 1

Ic2

I 3

I 4

I 5

I 6

 

 

Mais notícias

Ver tudo de Lifestyle