Yayoi Kusama na Louis Vuitton de paris
Uma escultura de Yayoi Kusama na fachada da loja Louis Vuitton Champs Élysèes em Paris
Por Omar de Albuquerque - Última Atualização 31 de janeiro de 2023
Uma gigantesca escultura de Yayoi Kusama Ornamenta a fachada da boutique Louis Vuitton na Champs Élysèes em Paris.
Uma instalação colorida e inusitada foi feita na loja da Maison Louis Vuitton na Champs Élysées em Paris e o resultado parece um espetáculo a vista dos parisienses que por ali passam. A mega escultura da artista plástica visual Yayoi Kusama parece abraçar o edifício, na verdade a instalação de arte está ornamentando a fachada do edifício secular da grife francesa. Além da gigantesca boneca, a obra de arte traz as famosas bolinhas da artista japonesa que virou marca registrada, presentes em todas as suas obras. A razão da instalação inusitada é em Comemoração do lançamento da coleção nascida da colaboração entre o artista japonês e a Maison francesa. A Louis Vuitton para comemorar a colaboração histórica – que retorna após dez anos – trouxe as obras de Yayoi Kusama para a alta moda e também para seu prédio. O edifício Art Déco, projetado por Georges Vuitton em 1912, é pontilhado pelas bolas coloridas de Kusama, que parecem estar em movimento e dançando. À esquerda, uma escultura gigante do artista japonês abraça o prédio, enquanto balões metálicos flutuantes decoram as vitrines.
Na coleção bolsas, malas e acessórios ganham bolinhas coloridas, dando a ideia de pincelada de tintas. Celebrando arte, audácia e trabalho artesanal, os temas Painted Dots, Metal Dots, Infinity Dots, e Psychedelic Flower de Kusama embelezam o universo da Louis Vuitton.
As obras de arte de Yayoi Kusama originaram-se de alucinações, quando os padrões de flores vermelhas da toalha da mesa de jantar começaram a se espalhar nas paredes, no chão e até em si mesma… Ela tem lutado contra seus medos e obsessões interiores retratando as alucinações que ela experimentou desde a infância.
Pesquisa e textos: Omar de Albuquerque Foto: Assessoria de imprensa Louis Vuitton e Steven Meisel