RETOMADA DO TURISMO

ABIH-CE cobra desconto no IPTU para aliviar impactos na rede de Fortaleza

Por Marcelo - Em 31 de março de 2022

A primeira reunião presencial da ABIH-CE depois do período da pandemia, comandada pelo presidente Régis Medeiros, foi realizada nesta quarta-feira (30), contando com a participação do vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Iplanfor, Élcio Batista, além do secretário Municipal de Turismo, Alexandre Pereira, para o desenvolvimento de ações para acelerar a retomada da atividade turística na Capital.

Durante a reunião, que contou com a participação de dezenas de empresários do setor, ficou decidido que haverá uma forte parceria entre a Setfor e a ABIH-CE na presença em diversos eventos nacionais voltados ao setor turístico, com o objetivo de promover o destino Fortaleza como um dos principais do País, nesta retomada das atividades em todo o Brasil.

Alexandre Pereira, Régis Medeiros, Ivana Bezerra, Élcio Batista, Philippe Godefroit e Darlan Leite                        Foto: Divulgação

Já o vice-prefeito Élcio Batista apresentou o projeto Cidades Criativas do Design, uma iniciativa da Unesco que tem por objetivo principal favorecer a cooperação entre cidades que consideram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável, em seus aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais.

Ele ouviu dos representantes do setor hoteleiro da capital cearense, uma solicitação para a redução no valor do IPTU, a exemplo do que ocorreu em outros estados brasileiros, que em muitos casos chegou a 50%. Afinal, estes empreendimentos foram dos mais impactados pela pandemia de Covid-19, pois muitos deles ficaram fechados cerca de oito meses nestes dois últimos anos, e acabaram atrasando o pagamento do imposto.

“Estamos querendo que haja incentivos para os novos empreendimentos hoteleiros em Fortaleza, mas também solicitamos que os hotéis que hoje ainda existem, e sofreram muito com os impactos da pandemia, também tenham algum tipo de benefício para que possam continuar funcionando e gerando empregos”, destacou o vice-presidente da ABIH-CE, Darlan Leite.

O vice-prefeito se mostrou sensível ao problema e afirmou que a Prefeitura de Fortaleza já está analisando o caso, para ver o que pode fazer com o objetivo de solucionar este problema. Para os empresários, Fortaleza é uma cidade com ampla vocação turística e precisa ter uma rede hoteleira à altura, para bem receber seus visitantes.

“Fortaleza, enquanto capital do nosso Estado, vem se posicionando internacionalmente com acordos de cooperação para se aproximar de outras cidades. Tenho me dedicado bastante a fazer conexões urbanas pelo nosso País e por todo o mundo, para reforçar que o trabalho em conjunto não só traz resultados, como os acelera”, afirmou Élcio Batista.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business