inovação e robustez

Adece articula instituições de ensino para impulsionar o Polo Automotivo do Ceará

Por Marcelo Cabral - Em 13/11/2025 às 6:24 PM

Representantes de oito instituições de ensino e capacitação que atuam no Ceará participaram, nesta quinta-feira (13), de uma reunião estratégica com o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, em Fortaleza. O encontro marcou o início da construção colaborativa de um modelo de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltado ao Polo Automotivo do Ceará – a primeira planta multimarcas do Brasil e um dos projetos de maior relevância para a nova etapa da industrialização cearense.

Danilo Serpa e representantes de instituições de ensino reuniram-se hoje                   Foto: Ascom/Adece

Danilo Serpa, que também responde pela gerência operacional do Polo, apresentou detalhes da estrutura, ações já implementadas e próximos passos planejados. Para ele, a participação ativa das instituições é fundamental para garantir a robustez e o alinhamento das iniciativas de inovação. “A ideia foi fazer uma provocação a essas instituições para que todos possam pensar juntos sobre o que podemos trazer de melhor para o Polo Automotivo do Ceará. Queremos unir esforços para que não haja sombreamentos e sim uma soma de soluções para caminharmos juntos”, avalia.

Ele destacou ainda que este foi apenas o primeiro de uma série de encontros previstos ao longo dos próximos meses. As próximas etapas incluem reuniões individuais com cada instituição para aprofundar diagnósticos, identificar oportunidades e estruturar ações conjuntas. “Demos um prazo para que cada uma possa nos trazer contribuições ao desenvolvimento do Polo Automotivo. Algumas delas já estão em contato conosco desde o início do projeto, mas entendemos que todas têm muito a agregar”, complementa Danilo Serpa.

Novo marco da indústria cearense

Com investimento inicial de R$ 400 milhões, a Planta Automotiva do Ceará (Pace) tem como investidora âncora a Comexport, maior empresa de comércio exterior e supply chain do Brasil. No país, marcas como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche atuam por meio da companhia – o que reforça a relevância estratégica do empreendimento para o setor automotivo nacional.

Primeira planta multimarcas do segmento no Brasil, a Pace adota um modelo já consolidado em países como México, Uruguai, África do Sul, Tailândia e Holanda, e prevê a geração de até 9 mil empregos diretos e indiretos. Em setembro deste ano, a General Motors foi a primeira montadora a confirmar sua instalação na unidade situada em Horizonte, escolhendo o Chevrolet Spark, modelo 100% elétrico, para inaugurar suas operações na planta cearense.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business