Infraestrutura aérea
Aeroportos de Jeri e Aracati entram na rota de concessões à iniciativa privada e podem atrair novos voos
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 29/05/2025 às 6:00 PM

Aeroporto de Jericoacoara, no município de Cruz Foto: Divulgação
Dois aeroportos estratégicos para o turismo e a economia do Ceará estão prestes a mudar de mãos. Os terminais de Cruz (Jericoacoara) e Aracati devem entrar na lista de concessões à iniciativa privada prevista para ser lançada em junho, dentro do programa federal AmpliAR, voltado à modernização da aviação regional no Norte e Nordeste.
A informação é do Ministério de Portos e Aeroportos, que prevê um investimento total de até R$ 1,35 bilhão distribuído entre 19 aeroportos em 11 estados. Em vez de blocos, como sugerido inicialmente, os ativos serão ofertados individualmente. A média de investimento estimada por terminal é de R$ 77 milhões — patamar suficiente para elevar o padrão de operação desses equipamentos.
Mais voos, mais negócios
Embora ainda operando sob contrato temporário de gestão com a empresa Dix, os dois aeroportos cearenses já nascem prontos para receber jatos de médio porte e podem exigir menos adaptações do que outros da lista.
A concessão por até 25 anos deve trazer mais segurança jurídica e atrair players com capacidade de investimento e articulação comercial — pontos cruciais, sobretudo para Jericoacoara, que tem potencial para ampliar sua malha aérea e até receber voos internacionais.
Segundo fontes do setor, os recursos para as concessões podem vir, inclusive, de compensações previstas em leilões de grandes aeroportos, como o de Guarulhos, o que abre espaço para o interesse de operadoras multinacionais no AmpliAR.
Mais notícias
REFERÊNCIA NACIONAL




























