INTERMODAL 2023

Aeroportos regionais e hidrovias terão mais incentivo para desenvolver o País

Por Marcelo - Em 28/02/2023 às 2:37 PM

O titular do Ministério dos Transportes, Renan Calheiros Filho, participou nesta terça-feira (28) da abertura oficial da 27ª edição da Intermodal South America, considerado o maior encontro do setor de logística, transporte de cargas, comércio exterior e tecnologia da América Latina, no São Paulo Expo. Quem também participou do evento foi a empresária cearense Enid Câmara, da Prática Eventos e organizadora da Expolog, que acontece em Fortaleza no segundo semestre.

Enid Câmara, Vander Costa e Carlos Alberto, durante a Intermodal 2023           Foto: Divulgação

Em sua fala, o ministro destacou que o foco principal de seu trabalho será focado na ampliação do desenvolvimento da aviação regional; apoiar as autoridades portuárias locais, como a Companhia Docas do Ceará (CDC), por exemplo; reforçar os portos públicos e federais, além de aumentar a participação das hidrovias, como a BR dos Rios, pois o Brasil é um país muito grande, uma das maiores economias do mundo, com um mercado interno imenso e inúmeras possibilidades.

“Por tudo isso, pode realizar mais e melhor. Nunca duvidem do potencial desse novo Brasil que está voltando a surgir no horizonte, mais inclusivo, mais solidário com as principais demandas do planeta; mais sintonizado com as necessidades do nosso próprio povo e do mundo inteiro. Um Brasil que vai reassumir a sua vocação de líder, protagonista e vai precisar ampliar e modernizar a nossa logística”, afirmou Renan Filho.

Já o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, destacou o cumprimento de contratos. “Para que haja investimentos garantimos que contratos serão honrados e que parcerias que não deram certo serão corrigidas. Temos de pensar grande e ouvir a todos e buscar consenso em nome da expansão do transporte aéreo e de transporte como um todo. Não temos nenhum problema ou preconceito em relação ao público e ao privado”, disse.

Afirmou que o Brasil tem, hoje, 2.500 aeroportos e aeródromos em todo o território nacional. “Parece muito, mas é pouco, diante da imensa necessidade dos brasileiros por transporte de qualidade e, em muitos casos, a única opção de ajuda humanitária, acesso à saúde e educação. Estamos levando 16 dias para levar alimentos aos povos yanomami e de avião poderíamos levar em quatro horas, só para ter uma ideia. Por isso, vamos incentivar a aviação regional, queremos abrir pelo menos 100 novos aeroportos e criar linhas regulares ligando as regiões do interior do Norte, Nordeste e Centro-Oeste a grandes Hubs de transporte intermodal”, lembrou.

E completou afirmando que participou da concessão do São Paulo Expo, onde a Intermodal 2023 está sendo realizada e isso foi muito positivo. “O Brasil tem hoje 90 vezes mais estradas concessionadas que os Estados Unidos e 91 vezes mais que a França. Então, não temos nenhum receio em fazer concessões e trabalhar com o privado. Mas temos que fiscalizar”, salientou Mário França.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business