HOMENAGEM MERECIDA

Alci Porto receberá o Troféu Carnaúba na cerimônia que celebra 155 anos da ACC

Por Marcelo - Em 12 de abril de 2022

A Associação Comercial do Ceará (ACC) completa os seus 155 anos de fundação nesta quarta-feira (13), uma vez que foi criada via decreto expedido pelo imperador D. Pedro II, no dia 13 de abril de 1.866. A solenidade será realizada a partir das 19 horas, na sede da Fecomércio Ceará, e devido à pandemia de Covid-19, nesta edição será realizada a entrega do Troféu Carnaúba 2021, que é a sua maior comenda. Na sequência será servido um coquetel aos presentes.

Alci Porto será o agraciado na cerimônia que será promovida pela ACC            Foto: Portal IN

A ACC é uma entidade que congrega comércio, indústria, agricultura e serviços, sendo a entidade empresarial mais antiga do Estado do Ceará. Desta vez o agraciado será o economista e diretor Técnico do Sebrae Ceará, Alci Porto Gurgel Júnior. “O agraciado tem de ser brasileiro e contribuído para o desenvolvimento econômico do Ceará. O Alci Porto tem contribuído muito para o engrandecimento das micro e pequenas empresas do nosso Estado, por isso foi o nome escolhido pela Diretoria Plena da ACC, para receber a honraria”, disse o presidente da ACC, João Guimarães Porto.

Ele lembrou que a pandemia teve um reflexo muito grande para a entidade, que passou dois anos fechada, sem receber mensalidades, uma vez que a diretoria decidiu isentar os associados das mensalidades, pois praticamente todos foram fortemente impactados, especialmente dos setores de comércio e serviços. Apesar disso, precisou manter o salário de seus colaboradores, sem haver receitas, o que gerou alguns atrasos. Foi uma situação muito difícil, mas hoje está com a folha em dia e retomando suas atividades.

Presidente João Guimarães realizará a entrega do Troféu Carnaúba 2021

Com isso, o presidente da ACC tem uma expectativa bastante positiva para o futuro. “A situação está muito melhor e estamos fechando uma parceria com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) para iniciarmos as atividades da Faculdade do Comércio, que será totalmente online. Já fizemos uma parceria com a Interbrasil, que é uma operadora de seguros de saúde, que agrega todos os planos de saúde que atuam no País”, destacou.

E as ações da entidade não param por aí. “Também estamos fechando um acordo com a Boa Vista, que é o maior banco de dados de proteção ao crédito do Brasil, para garantir a segurança operacional de nossos associados. O presidente da ACSP, Alfredo Cotait Neto, assumiu recentemente a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), e me convidou para assumir uma das vice-presidências, o que garantirá uma participação maior da ACC em nível nacional”, completou João Guimarães.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business