
Turismo
Alentejo aposta na reconquista do mercado brasileiro para atingir internacionalização
Por Aflaudisio Dantas - Em 13/06/2025 às 12:42 AM

Alentejo possui paisagem diversificada, com direito a planíciese campos Foto: Turismo do Alentejo/divulgação
O Alentejo, região portuguesa conhecida pelos vinhos premiados, vilarejos históricos e campos floridos busca firmar-se como um destino importante no turismo internacional. Com mais de 3 milhões de visitantes em 2024, o destino se prepara para uma nova fase com forte foco na reconquista do público brasileiro para obter sucesso na sua internacionalização.
Segundo José Santos, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, o objetivo é diminuir a dependência do mercado interno, que hoje representa 65% das pernoites na região. Na outra ponta, o a ideia é ampliar de forma estruturada a presença em mercados internacionais. “Precisamos crescer mais depressa fora de Portugal. E o mercado brasileiro é uma prioridade”, afirma o dirigente.
Retomada pós-pandemia
Antes da pandemia, o Brasil ocupava a segunda posição entre os emissores internacionais para o Alentejo, atrás apenas da Espanha. A pandemia de covid-19 fez o fluxo de brasileiros despencar. Em 2024, até abril, foram cerca de 60 mil dormidas de brasileiros foram ao Alentejo. Número inferior ao cenário pré-covid. Existe tendência de recuperação: a queda, que chegou a 16% em anos anteriores, já está entre 3% e 4%. “O nosso foco agora é recuperar o patamar de 2019. E o enoturismo será peça-chave nessa reconquista”, pontua Santos.
Investimentos e presença no Brasil
Para acelerar essa retomada, o Alentejo tem intensificado sua presença no Brasil. A região participou das edições carioca e paulistana do evento Vinhos de Portugal em 2025, em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), promovendo uma união estratégica entre vinho e turismo.
Ações com veículos de comunicação de lifestyle e parcerias com artistas e influenciadores brasileiros, como a atriz Fernanda Torres são usadas de forma estratégica. “Queremos fortalecer esse tipo de colaboração espontânea e autêntica”, destaca Santos.
No canal B2B, uma das apostas é a parceria com a operadora Trend. A equipe de vendas da empresa já conheceu o Alentejo in loco, e agora o foco será criar trilhas de capacitação para ampliar a presença do destino nos pacotes oferecidos aos brasileiros.
Sofisticação e sustentabilidade como diferenciais
A nova narrativa do Alentejo será ancorada em três pilares: sofisticação, autenticidade e sustentabilidade. O objetivo é atrair um público qualificado, com maior poder aquisitivo, e que valoriza experiências ligadas à cultura, gastronomia e vinhos — exatamente o perfil do turista brasileiro que já frequenta a região.
“Não estamos fazendo greenwashing. Temos hotéis certificados ambientalmente e estamos investindo em tecnologia para comunicar isso de forma clara”, afirma Santos, que revela a reformulação do site Visit Alentejo, com um assistente virtual baseado em inteligência artificial para sugerir roteiros personalizados.
Infraestrutura em expansão e menos sazonalidade
Com o turismo cultural e gastronômico em alta durante todo o ano, o Alentejo também tem conseguido driblar a sazonalidade. Os meses de março a junho e setembro a novembro registram forte presença de turistas brasileiros, impulsionando a ocupação além do verão europeu.
Para acompanhar a demanda, a capacidade hoteleira da região será reforçada. Das atuais 30 mil camas, o Alentejo deverá chegar a 75 mil até 2028. Só em 2025, estão previstas dez inaugurações de hotéis.
Integração com Lisboa e novas parcerias
Com Lisboa a apenas 45 minutos da parte mais próxima do Alentejo, a região também aposta no fortalecimento do cross-selling com a capital portuguesa, aproveitando iniciativas como o programa Stopover da TAP Air Portugal. “A TAP é um parceiro essencial para nós, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos”, destaca Santos. “Vamos investir mais, aprimorar nossa presença digital, ampliar a promoção do destino e consolidar o Brasil como um mercado-chave nesse novo ciclo”, finaliza o presidente da agência.
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