ATENÇÃO ÀS OPORTUNIDADES

André Ribeiro celebra 70 anos do Grupo Fornecedora com expansão estratégica

Por Marcelo Cabral - Em 26/07/2025 às 9:08 AM

André Ribeiro afirma que a empresa ainda deverá atuar por décadas           Foto: Douglas Filho/Portal IN

O Grupo Fornecedora está comemorando sete décadas de atuação em 2025, consolidando-se como um dos mais relevantes conglomerados empresariais do Nordeste no setor de bens de capital. Fundado em 1954, o grupo genuinamente cearense é comandado hoje pela terceira geração da família Ribeiro, tendo à frente o empresário André Ribeiro, CEO da companhia, ao lado de seu pai, Nertan Ribeiro, e de seu irmão, Pablo. “É uma empresa fundada pelo meu avô João Arruda Ribeiro, está na terceira geração e sob o meu comando, do meu pai e meu irmão. Estamos incumbidos de levar essa empresa adiante por mais algumas décadas, eu espero”, afirma André.

O portfólio do Grupo Fornecedora é amplo e diversificado. Comercializa equipamentos de marcas globais como as máquinas de construção e rodoviárias Case e Dynapac, os caminhões DAF, as máquinas agrícolas da New Holland, além de empilhadeiras Hyster e Yale. Fora do Ceará, a empresa também representa as robustas máquinas Zoomlion. O grupo mantém ainda um braço de serviços, a Engelog, especializada em terceirização de frotas com máquinas e caminhões; e um braço industrial, a Fornecedora Pavimentos, que atua na produção e aplicação de asfalto a granel, pavers de concreto e soluções para pavimentação.

Ele ressalta que Grupo Fornecedora é um organismo integrado por negócios que se complementam, criando sinergia entre as operações. Essa estrutura nos permitiu crescer de forma sustentável e diversificar nossa atuação no Nordeste”, destaca o CEO. Apesar do momento desafiador, André mantém o otimismo cauteloso. “Estamos vivendo, historicamente, uma das maiores taxas de juros real e isso, para a distribuição de bens de capital, onde o nosso cliente depende de crédito para comprar nossos produtos, é muito impactante. E as sobretarifas lá fora também têm deixado o mercado inquieto. Para qualquer negócio, a falta de estabilidade é veneno”, observa.

Ambiente repleto de oportunidades

Ainda assim, o executivo enxerga no Brasil – e especialmente no Nordeste – um ambiente fértil para novas oportunidades, impulsionado por investimentos em infraestrutura, energia e agronegócio. “O nível de oportunidades no Brasil e no Nordeste é muito grande, especialmente nos setores de saneamento, agronegócio, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, pavimentação. Tem a Ferrovia Transnordestina chegando, de Eliseu Martins ao Complexo do Pecém, foi anunciado o projeto do Porto Seco em Quixeramobim”, salienta.

O Ceará permanece como o principal polo de receita do grupo, mas os planos de expansão seguem ambiciosos. “Temos um projeto estratégico robusto para Pernambuco e Bahia, com expectativa de que até 2030 esses dois estados respondam por 30% do negócio”, revela. “O Ceará, de forma até constante, cresce mais que a média do Brasil, o Nordeste também, lembrando que a nossa empresa atua em toda a região nordestina, então é bom estarmos inseridos nesse contexto positivo. Portanto, deixamos de ser uma empresa apenas do Ceará há algum tempo. Hoje, somos uma companhia nordestina”, ressalta.

Fortaleza, há alguns anos, é a economia mais pujante do Nordeste. O Complexo do Pecém é muito importante para a estratégia de consolidação e crescimento no Ceará. Tem o data center da Casa dos Ventos, que vai movimentar uma soma vultosa de recursos, R$ 50 bilhões só na primeira fase. A ArcelorMittal, que é um grande cliente da Fornecedora e uma das maiores empresas do Brasil. Todo o investimento em energias renováveis, a tancagem de combustíveis, projetos de dessalinização e Hidrogênio Verde, dos quais a companhia deverá participar.

Grupo Fornecedora trabalha com uma linha completa de máquinas e equipamentos, além de serviços

Presente em setores estratégicos da economia, o Grupo Fornecedora tem deixado sua marca na vida cotidiana dos nordestinos, seja por meio do agronegócio, da construção civil, pavimentação de estradas, da área de energias renováveis – eólica e solar -, das térmicas a carvão, do transporte de cargas e, em especial, do fornecimento de água. “Participamos da construção do Açude Castanhão, dos canais de distribuição, estações elevatórias e da recomposição do Açude Orós. Fornecemos muitas soluções para o dia a dia do povo do Nordeste”, ressalta André.

Para celebrar essa trajetória marcada pela inovação e compromisso com o desenvolvimento regional, o Grupo Fornecedora prepara uma grande comemoração para o mês de agosto. “Acho que 70 anos é um marco. Acredito muito na teoria dos setênios, que a cada sete anos você vira uma chave, e já são sete décadas. Vamos trazer algo muito voltado para o nosso regionalismo. Será uma festa toda desenhada com aspectos nordestinos, com atrações para isso. Já tive o prazer de receber confirmação de vários amigos, fornecedores – inclusive do exterior –, que virão nos prestigiar; nossos parceiros financeiros; ex-funcionários e a nossa família”, antecipa.

Com orgulho da história construída e olhos voltados para o futuro, o empresário finaliza com mais uma prova de comprometimento com o Nordeste. “Um momento da gente celebrar com muito orgulho a nossa história e firmar um compromisso com a sociedade de que vamos para mais 70 anos. Uma reafirmação de votos entre nós e a sociedade nordestina que nos acolhe tão bem durante esse tempo todo”, complementa André Ribeiro.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Business