IMPACTOS PARA O CONSUMIDOR

ANP fiscaliza 58 postos de combustíveis em oito cidades do Ceará

Por Redação - Em 11/02/2024 às 12:03 AM

Posto De Combustível

Nos postos do Ceará, a ANP informou que foram feitos 238 testes de qualidade e aferidos 625 bicos abastecedores

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP) concluiu, na última sexta-feira (9), a Operação Verão, ação especial de fiscalização do mercado de combustíveis, iniciada em 22/1. O objetivo foi intensificar as ações em revendedores de combustíveis localizados em rodovias e cidades turísticas, em todo o País, em um período de grande fluxo de viagens e, consequentemente, maior consumo de combustíveis. No período, foram fiscalizados 1.337 agentes econômicos, entre postos de combustíveis, revendas de GLP (gás de cozinha), entre outros. Somente no Ceará, a ANP fiscalizou 58 postos e uma revenda de GLP em oito municípios.

As fiscalizações se concentraram na verificação de aspectos que mais impactam o consumidor, como a qualidade dos combustíveis comercializados, se a quantidade fornecida era a mesma marcada na bomba e a prestação de informações corretas aos consumidores.

Nos postos do Ceará, a ANP informou que foram feitos 238 testes de qualidade e aferidos 625 bicos abastecedores. Ocorreram 23 interdições nos postos, pelos seguintes motivos: equipamento em más condições de uso; combustível fora das especificações; volume fornecido diferente do registrado na bomba; e irregularidades na mangueira do bico de abastecimento.

Houve ainda 32 autuações em postos de combustíveis. Além dos motivos que também resultaram nas interdições acima, foram identificados: não funcionamento no horário mínimo determinado pela ANP; abastecimento de moto sem desembarque do condutor; questões de segurança; comercialização de combustível em recipiente não autorizado; medida-padrão (equipamento utilizado para o teste de volume, que pode ser exigido pelo consumidor) em desacordo com as normas; ausência de instrumento para o teste de qualidade, que também pode ser solicitado pelo consumidor; dificultar a fiscalização; deixar de prestar informações ou prestá-las incorretamente ao consumidor; termodensímetro (equipamento acoplado à bomba de etanol para verificar aspectos de qualidade) em desacordo com as normas.

Foram ainda apreendidos 177 litros de lubrificantes sem registro na ANP.

Balanço nacional

Ao todo, os fiscais da ANP estiveram em 252 cidades, de 19 estados, em todas as regiões do Brasil. Nos 1.337 estabelecimentos visitados, foram verificados mais de 13 mil bicos abastecedores e realizados cerca de 5.300 testes de qualidade.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business