TODO O PORTFÓLIO

ANS proíbe reajustes dos planos de saúde entre setembro e dezembro deste ano

Por Marcelo - Em 24/08/2020 às 10:03 AM

A Agência Nacional de Saúde Suplementar determinou a proibição de reajustes por parte das operadoras de planos de saúde de todo o Brasil, por um prazo de 120 dias, que começam a ser contados a partir de setembro e vão até o fim deste ano.

Planos de Saúde não poderão alterar suas tabelas de preços                           Foto: Divulgação

A decisão envolve todos os tipos de planos oferecidos pelas empresas que atuam no Brasil, como individuais, familiares, coletivos, empresariais e por adesão, independentemente do número de segurados.

De acordo com a diretoria da ANS, uma avaliação sobre os impactos que esta determinação poderá gerar, e outras possíveis medidas para reequilibrar os contratos, serão realizadas no futuro, mas não há prazo definido para isso.

Vale salientar que a decisão aprovada por quatro votos e que teve uma abstenção, excluem os aumentos praticados até este mês de agosto, mas a partir de setembro incluirão tanto os reajustes anuais quanto aqueles decorrentes da mudança de faixa etária dos usuários dos planos de saúde e odontológicos.

Já a Associação Brasileira de Planos de Saúde informou que havia recomendado a suspensão dos reajustes até o mês passado, devido à pandemia do novo coronavírus, e que o impacto da demanda reprimida dos atendimentos adiados ainda não pode ser mensurado.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business