AVALIAÇÃO DO BC

Atividade econômica registra alta de 2,9% em 2022, de acordo com o IBC-Br

Por Marcelo - Em 16/02/2023 às 12:02 PM

A atividade econômica brasileira registrou alta de 2,9% em 2022, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (16) pelo Banco Central (BC). O resultado aponta desaceleração da economia em relação à expansão de 4,6% do Produto Interno Bruto (PIB) registrada em igual período de 2021.

Atividade econômica no Brasil encerrou 2022 com uma leve expansão             Foto: Divulgação

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica do País e ajuda o órgão a tomar decisões sobre a taxa básica de juros (Selic), definida atualmente em 13,75% ao ano. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos principais setores da economia – a indústria, o comércio e os serviços e agropecuária -, além do volume de impostos.

Entretanto, o indicador oficial da economia brasileira é o Produto Interno Bruto, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O PIB de 2022 será divulgado em 2 de março. Em 2021, o PIB do Brasil cresceu 4,6%, totalizando R$ 8,7 trilhões. Até o terceiro trimestre de 2022, o indicador avançou 3,2%.

Dezembro

O IBC-Br de dezembro teve aumento de 0,29% em relação ao mês anterior, de acordo com os dados dessazonalizados (ajustados para o período). Na comparação com dezembro de 2021, houve crescimento de 1,42% (sem ajuste para o período, já que a comparação é entre meses iguais).

Em 2022, os resultados do IBC-Br mantiveram trajetória de alta, com pequenas oscilações até o mês de julho, quando passou a cair. Em dezembro, o índice fechou em 143,62 pontos.

Setor industrial

Já o levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revela queda da produção e do emprego em janeiro, mas manteve a sinalização de estabilidade da utilização da capacidade instalada (UCI). Os dados se referem à comparação com dezembro de 2022. Segundo a CNI, esse comportamento é próximo ao esperado para o mês de janeiro, com os indicadores permanecendo próximos às suas médias para o período.

O estudo realizado pela CNI demonstrou que o índice de evolução da produção, no mês passado, ficou em 46,1 pontos, abaixo da linha divisória, que é de 50. Já no que se refere ao emprego industrial o índice de evolução do número de empregados foi de 47,8 pontos, correspondendo a uma redução de 0,9 ponto na passagem de dezembro de 2022 para janeiro deste ano. (Agência Brasil)

Mais notícias

Ver tudo de IN Business