APONTA IBGE

Atividades turísticas acumulam alta de 7,5% de janeiro a novembro de 2023

Por Redação - Em 17/01/2024 às 9:46 AM

Orla De Fortaleza

Houve aumento da receita em diversas atividades do setor, incluindo hotéis e agências de viagem

Seguindo a trajetória de expansão após o fim da pandemia de covid-19, as atividades turísticas cresceram 7,5% em novembro de 2023, na comparação com igual mês de 2022. O número consta na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nessa terça-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O destaque está no aumento da receita obtido por empresas dos ramos de locação de automóveis, serviços de bufê, hotéis, agências de viagens, transporte aéreo, restaurantes e rodoviário coletivo de passageiros.

“O ano de 2023 marcou nosso setor, que já demonstra que o impacto da pandemia está no passado. Temos todas as boas condições de, nesse ano, avançarmos, fortalecendo o turismo nacional e contribuindo com o aumento da abertura de postos de trabalho e de renda para o brasileiro”, afirma o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Onze dos 12 locais investigados registraram taxas positivas, onde sobressaíram os ganhos vindos de Minas Gerais (16,5%), Bahia (12,6%), Rio de Janeiro (11,6%), Paraná (11,4%) e São Paulo (6,8%). Já o único resultado negativo foi do Ceará (-2,1%).

Comparativo anual

O volume de atividades turísticas no período também apresentou alta na comparação com novembro de 2022. A expansão foi de 2,8%. O setor foi impulsionado, principalmente, pelos bons desempenhos dos hotéis; restaurantes; bufês; espetáculos teatrais e musicais; locação de automóveis; agências de viagens e transporte rodoviário coletivo de passageiros.

Em sete das 12 unidades da federação pesquisadas houve avanços nos serviços voltados ao turismo, com destaque para São Paulo (5,0%), Rio de Janeiro (10,1%) e Minas Gerais (10,4%). Já os principais impactos negativos foram no Ceará (-18,7%) e Rio Grande do Sul (-6,2%).

Mais notícias

Ver tudo de IN Business