ZERAR EMISSÃO DE CARBONO

Azul investirá US$ 1 bilhão para usar carros voadores em rotas aéreas curtas

Por Marcelo - Em 2 de agosto de 2021

Com o objetivo de ampliar sua participação no mercado aéreo nacional, a Azul pretende encomendar 220 carros voadores elétricos (eVTOL), da fabricante alemã Lilium, que representará cerca de US$ 1 bilhão em investimentos nos próximos anos.

De acordo com o jornal Valor, o presidente da companhia aérea, John Rodgerson, este veículos serão utilizados em voos curtos, uma vez que possuem autonomia média de 240 quilômetros, levando o piloto e mais seis passageiros.

eVTOL da Lilium possui 36 motores movidos a energia elétrica                        Foto: Divulgação

Com isso, a Azul pretende explorar nichos específicos de mercado, conectando aeroportos, cidades turísticas, grandes centros econômicos, condomínios residenciais, regiões metropolitanas e atender a demandas de pequenos grupos de pessoas com necessidade de transporte rápido.

Dentre as principais rotas que a companhia pretende atuar com o eVTOL estão Campinas a Santos ou Campos do Jordão; São Paulo a São José dos Campos; Rio de Janeiro a Búzios. E como o veículo pode decolar e pousar na vertical, como um helicóptero, pequenos aeroportos e até helipontos podem ser utilizados na operação.

A parceria da Azul com a Lilium reforça os compromissos de governação ambiental, social e corporativa (ESG) da companhia, no sentido de promover o desenvolvimento nacional, mas utilizando uma aeronave que possui zero emissão de carbono na atmosfera.

“Inovação está no DNA da Azul e esse projeto reforça o nosso compromisso de zerar a emissão de carbono até 2045. Estamos entrando em um novo negócio e essa tecnologia é o futuro”, garantiu John Rodgerson.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business