'CONEXÃO ODS'

Beach Park sediará evento do Pacto Global da ONU e da Somos Um no Ceará

Por Marcelo - Em 18/10/2023 às 1:55 PM

O Beach Park – empresa participante do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, com mais de uma década de trabalho voltado para a sustentabilidade – é o anfitrião do ‘Conexão ODS’, evento do Pacto Global da ONU no País em parceria com a Somos Um, que focará em diálogos relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Agenda 2030, às questões sociais, ambientais e de governança nas empresas, discutindo como avançar em impacto social. Os debates do evento serão realizados entre os dias 19 e 21 deste mês.

Beach Park vai sediar o ‘Conexão ODS’ a partir desta quinta-feira

A Agenda 2030 é um plano de ação global que reúne 17 ODSs e 169 metas, criados para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, dentro das condições que o nosso planeta oferece e sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações. O plano nasceu de um acordo firmado em 2015 pelos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas.

Toda a programação terá nomes relevantes para o cenário da Sustentabilidade, como Ana Fontes, vice-presidente do Conselho de Administração do Pacto Global da ONU no Brasil e o professor Muhammad Yunus, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2006, que lançará seu novo livro ‘A World of Three Zeros’ (O Mundo de Três Zeros, em português), em que descreve como ferramentas financeiras se relacionam e financiam negócios sociais, trazendo reflexões sobre como as empresas podem e devem contribuir com os desafios sociais e ambientais da humanidade. O evento será fechado apenas para convidados, mas será transmitido ao vivo pelo YouTube.

Comprometimento

Sede do ‘Conexão ODS’, maior evento de Sustentabilidade fora da Região Sudeste, o Beach Park tem uma agenda focada em ações ESG há mais de dez anos, promovendo projetos e ações, tanto em seus negócios, como em seu entorno. Esse trabalho consistente faz com que o destino turístico seja certificado pela ISO 14001, por sinal, o único parque aquático do Brasil que detém essa certificação. Além de ser uma empresa Lixo Zero (2023/2024), Carbono Neutro (Programa Brasileiro GHG Protocol – 2022) e participante do Pacto Global da ONU no Brasil.

Murilo Pascoal destaca compromisso do Beach Park com a Agenda 2030

“A adesão ao Pacto Global da ONU reforça o posicionamento do Beach Park em promover ações de sustentabilidade e de renovar o compromisso com a implementação da Agenda 2030, ao nos unirmos com outras importantes organizações em favor da resolução de questões cada vez mais urgentes e imprescindíveis para alcançarmos um futuro sustentável“, avalia o CEO do Beach Park, Murilo Pascoal.

Como empresa participante do Pacto Global, o Beach Park executa ações em diversas frentes ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O destino turístico mantém sua própria Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e é pioneiro no tratamento e reaproveitamento da água. A iniciativa está ligada ao ODS 6, que visa garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos.

O Beach Park também executa ações referentes ao ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico: por meio do Programa Capacita Aquiraz, em parceria com a prefeitura daquele município, a comunidade do entorno foi treinada em cursos voltados para o mercado turístico. Já em parceria com a Faculdade de Ensino Portal (FEP), o Beach Park capacitou duas turmas em Hotelaria Básica, posteriormente contratadas pelo empreendimento ou por outras empresas da região.

Ainda realiza coleta seletiva, em que mais de 97% de seus resíduos são destinados para a reciclagem ou são transformados em novos produtos, em consonância com o ODS 12, voltado ao consumo e produção responsáveis. Já ligado ao ODS 13, a empresa neutralizou as operações do parque aquático, adquirindo, para isso, 141 créditos de carbono oriundos do projeto Envira Amazônia – um projeto REDD + (Redução de Emissões por Desmatamento evitado e Degradação), que protege 39 mil hectares de floresta tropical brasileira.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business