QUEBRA DE EXCLUSIVIDADE

BNB informa o mercado que abrirá edital público para a operação do Crediamigo

Por Marcelo - Em 11 de outubro de 2021

Em Comunicado ao Mercado publicado nesta segunda-feira (11), o Banco do Nordeste informou que que vai abrir, nas próxima semanas, um edital visando credenciar empresas que desejem se candidatar a operacionalizar o programa de microfinanciamento urbano, o Crediamigo, dentro do seu processo de ampliação e modernização.

Hailton Fortes assinou o Comunicado ao Mercado desta segunda-feira            Foto: Divulgação

“Em complemento ao Comunicado ao Mercado enviado no dia 01 de outubro de 2021, comunica que sua Diretoria Executiva aprovou, na data de hoje, o lançamento do Edital Público de credenciamento de pessoas jurídicas para operacionalização da plataforma de microfinança urbana (Crediamigo) do Banco”, destacou o documento assinado pelo diretor de Relações com Investidores do BNB, Hailton José Fortes.

Hoje a operação é realizada pelo Instituto Nordeste Cidadania (Inec) com exclusividade e, a partir deste edital, a ONG perde essa condição e terá de participar do certame. Logo após ter assumido a presidência do BNB, de maneira interina, Anderson da Cunha Possa teria comunicado à direção do Inec a possível retirada do monopólio de operacionalização do Crediamigo, daquela entidade.

De acordo com o Ministério da Economia, atualmente existem cerca de 120 empresas interessadas nessa operação, já devidamente credenciadas para participar do edital, a fim de disputar a operação do Crediamigo em toda a área de abrangência do BNB.

Conforme previsão da lei 13.636, de março de 2018, entidades como bancos de desenvolvimento, cooperativas centrais de crédito, agências de fomento, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), empresas simples de crédito, dentre outras, podem ser contratadas. O regime de execução da contratação é empreitada por preço unitário e o prazo de vigência contratual poderá ser de até 60 (sessenta) meses, conforme necessidade e critério do Banco do Nordeste

Mais notícias

Ver tudo de IN Business