Preferência Nacional

Brasileiros redescobrem o país como principal destino de viagem em 2025

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 26/04/2025 às 8:00 AM

Praia Do Forte Ba

Destinos de praia, como a Praia do Forte (Bahia), seguem liderando a preferência Foto: Divulgação

Em 2025, o desejo de conhecer o mundo começa pelo próprio território. Segundo levantamento da plataforma Booking.com, 58% dos brasileiros declararam priorizar destinos nacionais em vez de embarcar para o exterior ao longo do ano. A tendência consolida um novo comportamento no turismo: mais proximidade, menos complicação.

A escolha por permanecer no Brasil passa por fatores práticos — como a facilidade no planejamento e os custos mais controlados —, mas também pelo reconhecimento de uma oferta turística diversa, que combina litoral, centros urbanos vibrantes e experiências ligadas à natureza.

O interesse por viagens é alto: 86% dos entrevistados afirmaram estar empolgados para explorar novos lugares dentro do país.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, reforça essa valorização dos roteiros locais. “O Brasil é um país de dimensões continentais, com experiências para todos os gostos, uma gastronomia fantástica e uma rica cultura. O brasileiro precisa conhecer mais o nosso país”, disse.

Movimento em expansão

Os dados apontam um fluxo intenso no setor. Só no primeiro trimestre de 2025, mais de 23,7 milhões de passageiros embarcaram em voos nacionais, reforçando a força do turismo doméstico.

Entre os destinos mais procurados, praias seguem liderando a preferência, seguidas por capitais com boa estrutura urbana e, em terceiro lugar, locais com forte apelo ecológico.

A pesquisa também identificou os critérios que mais influenciam a decisão de viagem. Segurança, clima favorável, custo-benefício, paisagens naturais e gastronomia regional aparecem no topo da lista. Elementos como hospitalidade local, opções de lazer para diferentes perfis de viajante e infraestrutura para famílias também pesam na hora de definir o roteiro.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business