ECOSSISTEMA EMPRESARIAL

Cace inicia planejamento estratégico e define suas ações prioritárias para 2026

Por Marcelo Cabral - Em 22/01/2026 às 5:31 PM

Com foco no alinhamento estratégico e na definição de prioridades para 2026, a Cace (Câmaras e Conselhos Empresariais da Fecomércio Ceará) realizou, esta semana, a primeira reunião do ano. O encontro marcou o início do planejamento das ações e projetos do próximo ciclo e incluiu ainda a apresentação do Regimento Interno da entidade, além de um balanço das atividades desenvolvidas pelas câmaras ao longo de 2025.

Reunião da Cace movimentou o auditório do Sistema Fecomércio Ceará                        Foto: Divulgação

A condução dos trabalhos ficou a cargo do coordenador-geral da Cace e vice-presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Fernando Bittencourt, que apresentou um panorama da atuação da entidade e destacou o papel estratégico das Câmaras no ecossistema empresarial. Segundo ele, a Cace se consolida como um elo fundamental entre o Sistema Fecomércio e os empresários do comércio, além de funcionar como espaço permanente de diálogo, escuta ativa e articulação das demandas dos diversos segmentos produtivos.

Ao tratar das diretrizes para 2026, Luiz Fernando reforçou a importância de fortalecer esse ambiente de integração entre os setores do comércio de bens, serviços e turismo com o Sistema Fecomércio, ampliando também a sinergia com as ações do Sesc e do Senac. “Nosso objetivo é aproximar o Sistema Fecomércio e os empresários, desenvolvendo ainda mais os setores”, destacou Luiz Fernando, ao anunciar que, a partir deste ano, serão realizados encontros semestrais reunindo todas as câmaras, com foco em uma articulação institucional mais eficiente.

Na sequência, foi apresentado o Regimento Interno da Cace, documento que detalha a finalidade das câmaras, sua estrutura e composição, além das normas de funcionamento, competências e disposições gerais. O encontro também trouxe um resumo do trabalho desenvolvido em 2025, incluindo o número de reuniões realizadas, os principais temas debatidos e pautas transversais de interesse do empresariado, como energia, tecnologia e finanças.

A reunião contou com a presença dos presidentes das oito câmaras que integram a Cace, além do presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), Joaquim Cartaxo; do coordenador-adjunto da Cace e diretor da Federação, Éverton Fernandes; e do secretário executivo da entidade, Marcos Pompeu. O encontro reforçou o compromisso da Cace com a construção de uma agenda estratégica integrada, voltada ao fortalecimento do ambiente de negócios no Ceará.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business