INDENIZAÇÕES

Caixa Econômica administrará fundo do DPVAT em 2023

Por Redação - Em 10/04/2023 às 12:36 AM

Agência Caixa Econômica Federal Foto Agência Brasil

A escolha da Caixa decorre do seu porte, capilaridade e experiência em operações de pagamentos de maior complexidade FOTO: Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal será a instituição responsável pela administração do fundo de recursos arrecadados com o Seguro DPVAT, além da análise dos pedidos de indenizações e seu pagamento, durante o ano de 2023. A autorização para essas atividades consta na lei 14.544/23, que entrou em vigor no último dia 5 de abril.

A lei é oriunda de medida provisória (MP 1149/22) aprovada sem mudanças na Câmara dos Deputados, com parecer da deputada Flávia Morais (PDT-GO), e no Senado. O texto foi promulgado pelo presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e publicado no Diário Oficial da União.

Segundo o governo, a escolha da Caixa decorre do seu porte, capilaridade e experiência em operações de pagamentos de maior complexidade.

O Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) foi criado em 1974 para indenizar vítimas de acidentes de trânsito. O fundo é abastecido com o pagamento anual de prêmios obrigatórios por parte dos proprietários de veículos, mas a cobrança foi suspensa há três anos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business