METAS ESTABELECIDAS

Campos Neto afirma que BC fará “o que for preciso” para conter a alta da inflação

Por Marcelo - Em 12 de agosto de 2021

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta quinta-feira (12) que a autoridade financeira fará “o que for preciso” para manter a inflação dentro das metas estabelecidas. “Vamos usar todo instrumento existente, na medida em que for preciso, para que as inflações fiquem ancoradas no médio e longo prazo”, disse, durante o 33º Congresso Nacional Abrasel.

Campos Neto diz que o BC deverá usar todo instrumento existente                 Foto: Divulgação

A mensagem, segundo ele, visa a tranquilizar o mercado quanto à capacidade do Brasil de manter a estabilidade fiscal em meio a “sucessivos choques” que vêm afetando a economia global, em decorrência de vários fatores, como a pandemia de Covid-19, por exemplo.

“Entendemos que, quando o BC passou uma mensagem mais dura em relação a isso, as inflações implícitas de longo prazo, que estão muito ligadas à percepção fiscal, começaram a cair. Por isso é tão importante passar a mensagem de credibilidade fiscal para os agentes econômicos”, ressaltou, lembrando que grandes investidores estão atentos ao grau de endividamento dos países emergentes.

“O Brasil é um país altamente endividado. E há uma percepção de piora fiscal, uma expectativa quanto ao que o Brasil vai fazer para voltar aos trilhos do equilíbrio. Qualquer notícia que leva os agentes econômicos a entenderem que há uma desestabilização fiscal, isso tem efeito nas variáveis macroeconômicas, o que tem influência na recuperação do crescimento”, advertiu. (Agência Brasil)

Mais notícias

Ver tudo de IN Business