CONCORRENDO A 500 MIL EUROS

Capacete Elmo disputa a semifinal do Prêmio Euro de Inovação em Saúde 2023

Por Marcelo - Em 07/06/2023 às 1:30 PM

O capacete de respiração assistida Elmo, desenvolvido por meio da parceria entre a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), Governo do Ceará, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), UFC, Unifor, Senai-CE, Esmaltec, Sesa e Funcap, está na semifinal do Prêmio Euro de Inovação em Saúde. Contando com uma estrutura simples, de baixo custo, porém muito eficaz, o equipamento ajudou a salvar milhares de vidas no Ceará e no Brasil durante a pandemia de covid-19, pois foi lançado em junho de 2020, cerca de três meses após a decretação do primeiro lockdown no Estado.

Marcelo Alcântara destaca a eficácia e baixo custo do Elmo

De acordo com o médico Marcelo Alcântara Holanda, idealizador do Elmo e que no início da pandemia, março de 2020, era o superintendente da ESP-CE, o Elmo foi escolhido entre 850 iniciativas inscritas por médicos do Brasil e mais 16 países da América Latina. Todos esses projetos foram avaliados por uma banca de pesquisadores e médicos, que neste momento da disputa, chega a cerca de 60 trabalhos, divididos em quatro categorias. Serão 11 prêmios de 50 mil euros para cada um dos três primeiros colocados em cada iniciativa, a de maior destaque receberá 500 mil euros.

Promovido pela Eurofarma, no total serão distribuídos mais de 1 milhão de euros entre os três vencedores de cada categoria: 1 – Inovação tecnológica aplicada à saúde, 2 – Inovação em terapias, 3 – Inovação em processos relacionados à saúde e 4 – Inovação social e sustentabilidade em saúde. Os critérios analisados são: inovação; relevância e impacto; consistência científica e metodológica; abrangência e potencial de escala, além de contribuição do recurso do prêmio para a iniciativa. A votação pode ser feita, apenas por médicos com atuação nos 17 países participantes, no site: https://premioeuro.com/.

O Elmo está disputando a Categoria 1 – de inovação tecnológica aplicada à saúde -, e nesta fase são cerca de 12 concorrentes em cada categoria, para escolher os três que disputarão a grande final. “A gente está muito feliz por ter chegado até aqui, pois é um reconhecimento muito grande da categoria médica, que concorreu com centenas de participantes, de vários países. Estou muito contente pois a categoria médica é muito exigente, provando que o Elmo é um produto eficaz, com capacidade de salvar muitas vidas”, afirma.

Reconhecimento

Elmo ajudou a salvar milhares de vidas no Ceará e no Brasil

Ele destaca que o Elmo tinha recebido um reconhecimento da sociedade como um todo, mas agora é de uma categoria muito específica e que prima por aquilo que está disponível para ser utilizado pelos seus pacientes. “Trata-se da inovação de um produto, mas também a inovação de um processo, unindo o poder público, a indústria, a academia e o terceiro setor, em meio a uma pandemia, em prol de um projeto que salvou dezenas de milhares de vidas em todo o Brasil”, ressalta. Para conhecer mais detalhes sobre o Elmo basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=WhKI8HWxDt0.

O idealizador do capacete de respiração assistida desenvolvido no Ceará lembra que os médicos são muito exigentes e esse reconhecimento enche de orgulho a ele, sua equipe e todas as instituições que participam do projeto, desde o seu desenvolvimento, testagem e utilização. “Apenas fui o representante do projeto, pois a submissão a esse prêmio só pode ser feita por um profissional da Medicina. Mas represento todo o time que participou da criação e desenvolvimento do capacete Elmo”, diz.

E salienta que caso o projeto do Elmo chegue à finalíssima, ficando entre os três primeiros colocados, todo o recurso oriundo desta premiação será reinvestido na continuidade da pesquisa. “A fim de que possamos melhorar ainda mais o capacete Elmo, pois ele é um produto, do ponto de vista de materiais, muito simples; com baixo custo; mas desenvolvido para ter muita eficácia; salvando dezenas de milhares de vidas; garantindo acesso a todos, no Brasil e no mundo”, completa Marcelo Alcântara.

Apresentação do Elmo foi realizada na FIEC após apenas três meses de desenvolvimento

Mais notícias

Ver tudo de IN Business