MOVIMENTA A ECONOMIA

Caucaia promove o lançamento oficial da ‘Temporada dos Ventos’ do Cumbuco

Por Marcelo - Em 29/08/2023 às 6:46 PM

A praia do Cumbuco, situada no município de Caucaia, já é considerada a Meca Internacional do Kitesurf, pelos próprios praticantes do esporte e realizará nesta quinta-feira (31), às 16 horas, o lançamento oficial da sua ‘Temporada dos Ventos’. A ação, promovida pela Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Setcult), vai agitar a Praça da Vila do Cumbuco, uma vez que o segundo semestre recebe grande impacto na movimentação da economia como um todo.

Kitsurf movimenta a economia de Caucaia durante o segundo semestre

De acordo com a titular da Setcult, Lívia Holanda, o evento reunirá os moradores da vila, turistas, velejadores, atletas especialistas da prática esportiva e todo o trade turístico. “Quem participar terá uma experiência única, reunindo esportes, cultura, gastronomia e diversão à beira-mar. E vai ser só o início de uma temporada cheia de grandes eventos”, afirma. Também está confirmada a presença dos principais fabricantes de equipamentos para a prática do kitesurf, representantes dos trades da gastronomia e da hotelaria.

“Na quinta-feira vamos estar celebrando todo o sucesso do Cumbuco na questão dos esportes a vento, principalmente o kitesurf e também que hoje somos a Meca Internacional do Kitesurf, de acordo com os próprios velejadores que frequentam a região. O público do kitesurf é diferenciado, pois geralmente passa no mínimo uma semana em nosso destino, ou até mais tempo. E geralmente trazem suas famílias. Inclusive, há praticantes que ‘moram’ aqui na região por cinco ou seis meses. Então, movimenta não somente a cadeia turística, mas a economia de Caucaia como um todo”, ressalta a secretária.

Bons ventos

Além de ventos constantes no segundo semestre, há outras facilidades que contribuem para o sucesso do Cumbuco. “A proximidade com um grande aeroporto internacional – o Fortaleza Airport – que conecta o Ceará com o mundo todo; muitos hotéis, pousadas e resorts, além de alta gastronomia, que atraem os turistas. Os principais países emissores de kitesurfistas para cá são: Portugal, Argentina, Itália e França. Enquanto que dentro do Brasil os velejadores vêm mais de São Paulo, Minas Gerais e do próprio Nordeste. Vale destacar que 85% do turismo de esportes no nosso município, no segundo semestre, se deve ao kitesurf. Movimenta toda a infraestrutura de hotelaria e de gastronomia, tanto que praticamente não tem um dia ruim, de baixo movimento, na região do Cumbuco”, salienta Lívia.

Lívia Holanda destaca o turismo esportivo no Cumbuco

Ela lembrou que existem diversos beach clubes em toda a região do município de Caucaia e, mais recentemente, foi inaugurado o Alchmyst Lagoa Encantada, um empreendimento que traz um turista qualificado, de alto padrão. “E, em outubro, eles pretendem inaugurar o Parque dos Dinossauros, que será mais um atrativo para o turismo do Cumbuco”, completa Lívia Andrade.

Turismo sustentável

Além do recorde mundial de maior número de velejadores simultaneamente no mar, quebrado em 2019, com 586 kitesurfitas, e em 2022, com 586, a região do Cumbuco se destaca pelo compromisso com a sustentabilidade. A praia caucaiense é a única do Ceará a conquistar a Bandeira Azul, uma chancela internacional que atesta as boas práticas relacionadas à política de gestão ambiental do município.

A certificação é considerada o maior prêmio ecológico internacional concedido às praias, marinas e embarcações de turismo em todo o mundo. Para se qualificar, o município deve atingir uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que devem ser mantidos e comprovados anualmente.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business