AMBIÊNCIA DE NEGÓCIOS

CBPCE realiza lançamento da missão do agronegócio a Portugal na sede da FIEC

Por Marcelo Cabral - Em 12/10/2025 às 3:06 PM

A Câmara Brasil Portugal no Ceará (CBPCE) promove, nesta segunda-feira (13), às 17 horas, o lançamento oficial da Missão Técnica e Empresarial de Agronegócios Portugal 2026, em evento que será realizado na cobertura da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). A solenidade marca o início de uma série de ações estratégicas voltadas à aproximação entre empresas e entidades produtivas portuguesas e cearenses, com foco em cooperação econômica e inovação no setor do agronegócio.

Antônio de Aguiar, Patrícia Campos e Alexandre Jaleco, durante recente encontro em Guarda, Portugal

A missão prevê uma agenda robusta que inclui encontros técnicos, rodadas de negócios e atividades de integração institucional, com o objetivo de fortalecer os laços econômicos e empresariais entre o Ceará e Portugal. E, com isso, promover o intercâmbio tecnológico, parcerias estratégicas e a expansão da presença de produtos e serviços cearenses no mercado da Europa.

Parceria entre duas referências do agro

Para a presidente da CBPCE, empresária Patrícia Campos, a iniciativa representa um passo significativo na internacionalização do setor. “Essa missão é importante para conectar o Ceará e Portugal com os grandes negócios que devem acontecer, pois hoje o nosso estado é referência no agronegócio, assim como aquele país da Europa. O objetivo é conectar essas duas potências para que haja uma troca de experiências, tecnologia, inovação e conhecimento na área, de forma bilateral”, afirma.

A missão do agronegócio a Portugal conta com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), do Sindialimentos-CE, da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL). “O grande diferencial da missão é que ela terá um segundo momento, com a vinda de empresários portugueses para o Ceará, durante a PEC Nordeste, em junho de 2026, para a assinatura de acordos de cooperação que facilitem a ambiência de negócios”, explica.

A escolha da região do Alentejo, reconhecida por sua força produtiva e capacidade de inovação no agronegócio, reforça o caráter estratégico da iniciativa. “Nossa expectativa é muito positiva com essa missão àquela região de Portugal. O seu lançamento já conta com mais de 50 inscritos e teremos a presença do secretário Domingos Filho, da SDE, além de empresários e outros representantes do Governo do Ceará”, complementa Patrícia Campos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business