DESAFIOS E OPORTUNIDADES

CDL de Fortaleza apresenta as inovações do comércio no 18° Cenários do Varejo

Por Marcelo - Em 21/03/2024 às 9:18 PM

Empresários do Ceará, profissionais e estudantes da área de negócios reuniram-se nesta quinta-feira (21), na 18ª edição do Cenários do Varejo, no Teatro RioMar Fortaleza, para conhecer as principais tendências, os desafios e as novidades do setor varejista. Eles tiveram um dia de imersão no evento promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, com palestras de especialistas renomados internacionalmente, que debateram sobre como colocar em prática as inovações que contribuirão para o desenvolvimento do setor.

Assis Cavalcante e equipe organizadora do Cenários do Varejo 2024, no Teatro RioMar Fortaleza

O presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, abriu o evento e destacou sua importância, pois traz a oportunidade ao público que não conseguiu conferir, ‘in loco’, a edição deste ano da NRF Big Show, realizada entre os dias 14 e 16 de janeiro em Nova York. “Traremos grandes especialistas do varejo para debater as principais tendências, uso de novas tecnologias, como inteligência artificial, realidade aumentada, marketplace, e-commerce, que será repassado aos lojistas e associados que utilizam os serviços da CDL”, afirma.

Com o tema ‘Muito além da NRF: Conexões, Insights e Experiências que Inspiram’, o evento promovido pela CDL Fortaleza, teve início com a palestra do Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem, sobre as ‘Tendências da NRF 2024’. Em seguida, um painel sobre ‘Cenário econômico e oportunidades para 2024’ com a presença de Igor Lucena, presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), e Wandemberg Almeida, vice-presidente da entidade.

Crédito e startups

Na sequência, o público conferiu pela manhã mais duas palestras: uma sobre o ‘Mercado de crédito no Brasil’ com Marcelo Aragona, superintendente de Produtos e Negócios do SPC Brasil, e outra sobre ‘Amor, hemácias e cheirinho de tutti-frutti – Aprendizados de vida e negócios do case Melissa’, com Paulo Pedó, diretor-geral da Operação Melissa na Grendene.

‘Leroy Merlin e a inovação no varejo com as pessoas no centro do negócio’ foi o tema da palestra que abriu a programação da tarde, proferida por Ricardo Dinelli, diretor-regional da Leroy Merlin Brasil. Na sequência, o público conferiu o Painel de Startups, com Arthur Frota, da Tallos, e Felipe Caezar, da HubLocal, com mediação de Mayra Thé, vice-presidente da CDL Jovem.

Depois do bate-papo, os empresários conheceram um pouco da trajetória de Giuliano Dall Orto, Head Comercial de Negócios de Varejo do Grupo Globo. Com uma carreira de mais de 20 anos em vendas e marketing, Giuliano contou um pouco sobre as suas experiências com docência, pesquisa de mercado, planejamento estratégico, performance, retail media, digital full funnel e gestão de times de alta performance.

Anna Araripe falou sobre e-commerce e marketplace no varejo

Na sequência, o público contou com mais duas palestras: ‘Varejo no Brasil e perspectivas sobre e-commerce: Como o marketplace pode acelerar o crescimento’, com Anna Araripe, diretora de Marketplace do Mercado Livre. “Um evento desse tipo é super importante, pois democratiza o acesso a esse conteúdo tão valioso, já que às vezes, nem todo mundo tem a oportunidade de estar na NRF. Trarei um pouco da história do varejo e como os mercados online e o offline se relacionam. Hoje tudo está integrado e essas conexões se acentuaram depois da pandemia. O Brasil só tem 14% do seu mercado no online, enquanto Estados Unidos tem 40% e China com 50%. Portanto, há muito espaço para crescer”, explica.

Para dar continuidade a este dia de imersão no comércio varejista foi apresentada a palestra ‘As empresas e a Inteligência Artificial’, com o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt, que destacou a utilização do que há de mais moderno no setor varejista brasileiro. A programação encerrou com a apresentação do Case de Sucesso ‘Inovação do 5G’, com José Roberto Nogueira, CEO do Grupo Brisanet. “Para podermos entender como que ele saiu de um município muito pequeno do interior do Ceará e hoje é um gigante das telecomunicações no Nordeste brasileiro”, destaca Assis Cavalcante.

Roberto Nogueira fala sobre os desafios gerados pela implantação do 5G na Região Nordeste do Brasil

Mais notícias

Ver tudo de IN Business