Turismo internacional

Ceará busca ampliar voos da GOL para além de Buenos Aires e mira novas rotas na Argentina

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 18/04/2025 às 12:22 PM

Aeroporto De Fortaleza, Gol Linhas Aéreas Foto Tiago Stille Governo Do Ceará

Aeronave da GOL no Aeroporto de Fortaleza Foto: Tiago Stille/Governo Do Ceará

O Governo do Ceará iniciou tratativas com a GOL Linhas Aéreas para a ampliação da conectividade aérea do Estado, com foco tanto em rotas internacionais quanto domésticas.

A articulação ocorreu durante a WTM Latin America 2025, feira do setor de turismo realizada nesta semana em São Paulo, e foi liderada pelo secretário do Turismo do Estado, Eduardo Bismarck.

Entre os pedidos apresentados à companhia, está o aumento da frequência dos voos entre Fortaleza e Buenos Aires, atualmente operados pela GOL, além da inclusão de um novo destino argentino, com Córdoba sendo uma das possibilidades em análise.

O pleito inclui ainda a expansão da malha internacional para ao menos mais um país da América do Sul, cuja definição dependerá de estudos de viabilidade a serem conduzidos pela empresa.

Voos domésticos

No âmbito doméstico, o governo cearense propôs a criação de voos ligando Fortaleza a outras capitais brasileiras, como Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre.

Segundo Bismarck, a demanda é respaldada por estudos de fluxo turístico realizados pela Secretaria do Turismo (Setur-CE), que identificam essas rotas como estratégicas para impulsionar o setor no Estado.

“Apresentamos à GOL uma proposta estruturada, com base em dados que apontam o potencial dessas conexões. Agora, aguardamos o retorno da companhia para avaliar os próximos passos”, afirmou o secretário.

O fortalecimento da malha aérea é considerado uma das prioridades da política de turismo do Governo do Ceará. A avaliação é que a ampliação da oferta de voos pode contribuir para a dinamização da atividade turística, com efeitos positivos sobre o comércio, a hotelaria e os serviços em geral.

Embora ainda em fase preliminar, as conversas com a GOL fazem parte de uma estratégia mais ampla da gestão estadual para consolidar o Ceará como um hub de turismo e negócios no Nordeste.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business