TENDÊNCIAS DE TURISMO

Ceará é 4º destino mais cogitado pelos brasileiros para viagens nos próximos 12 meses

Por Redação - Em 23/01/2024 às 3:50 PM

Conforme a pesquisa, a atração turística preferida dos brasileiros é sol e praia, com 59% das respostas

Cerca de 43% dos brasileiros pretendem realizar alguma viagem nos próximos 12 meses. Desse total, 92% pensam em viajar pelo Brasil, sendo o Ceará o quarto destino mais buscado, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Os dados são da pesquisa Tendências de Turismo – Comportamento da população brasileira, divulgada pelo Ministério do Turismo nesta semana.

“A pesquisa mostra o sentimento do brasileiro querer viajar pelo país e isso é importante para a construção de novas políticas públicas que ajudem a ampliar a capacidade do turismo de impulsionar a economia. As agências de viagens vão buscar informações nessa pesquisa para o seu planejamento, em termos de construção de novos produtos turísticos, de novas rotas turísticas, saber o que é o sentimento do mercado, o que o turista busca e, sem dúvida nenhuma, esse Verão agora que já começou vai ser o melhor Verão da história do Brasil”, ressaltou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Atração turística preferida

Conforme a pesquisa, a atração turística preferida dos brasileiros é sol e praia, com 59% das respostas. Entre os mais jovens, essa preferência cresce ainda mais, chegando a 67% na faixa de 16 a 24 anos e a 68% de 25 a 40 anos. Sol e praia também lidera a preferência entre os viajantes com maior renda (64% dos que ganham mais de cinco salários mínimos) e os que moram no Sudeste (66%).

Belezas naturais, preço baixo e a possibilidade de reencontrar familiares e amigos são os principais fatores que os brasileiros consideram na hora de escolher um destino turístico.

Hospedagem e transporte

A pesquisa também para os brasileiros que viajam a lazer com alguma frequência sobre os meios de hospedagem mais utilizados. Em primeiro lugar, está a casa de amigo ou parente (48%). Em seguida, estão hotel (39%), pousada (32%), Airbnb ou similar (5%), resort (4%), apart hotel (4%), hostel/albergue (3%), camping (3%) e outros (3%).

Em relação ao transporte utilizado para viajar, a maioria dos entrevistados (55%) informou que costuma utilizar carro próprio até o destino da viagem. Em seguida, estão ônibus (40%), avião (23%), carro alugado (8%) e barco/navio (2%).

Mais notícias

Ver tudo de IN Business