AUMENTO DE 72,5%

Ceará ganhou 31.805 novas empresas nos primeiros dois meses de 2025

Por Redação - Em 21/03/2025 às 5:24 PM

Empresas, Economia, Empresários, Empreendedores, Empreendedorismo Foto Freepik

O setor de serviços liderou com 21.262 novos negócios, seguido pelo comércio, com 8.247 empresas FOTO: Freepik

A economia do Ceará segue em uma trajetória ascendente, refletindo um cenário promissor para o empreendedorismo no estado. Segundo dados da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), o primeiro bimestre de 2025 registrou a constituição de 31.805 novas empresas, um expressivo crescimento de 72,53% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram abertas 18.435 empresas.

Entre os setores que mais se destacaram, o de serviços liderou com 21.262 novos negócios, seguido pelo comércio, com 8.247 empresas. A indústria também apresentou resultados positivos, com 2.116 novas constituições, demonstrando um crescimento equilibrado e diversificado entre os setores.

O presidente da Jucec, Eduardo Jereissati, atribui o bom desempenho ao ambiente favorável para negócios, que tem sido fortalecido por soluções práticas e ágeis para empreendedores, implementadas em parceria com o Governo do Estado. “O aumento no número de empresas é reflexo de um cenário que favorece o empreendedorismo no Ceará. Estamos criando condições para que os empreendedores formalizem suas atividades com facilidade e rapidez”, afirmou Jereissati.

Participação feminina 

Outro dado relevante do primeiro bimestre de 2025 é o crescimento significativo da participação feminina no setor empreendedor. O número de empresas com mulheres sócias aumentou 65,9% em comparação com o mesmo período de 2024, passando de 7.459 para 12.371 empresas lideradas por mulheres.

O setor de serviços se destaca como o mais expressivo, com 7.836 novas empresas fundadas por mulheres. O comércio também teve grande participação, com 3.597 novos negócios comandados por mulheres. A indústria, tradicionalmente dominada pelo público masculino, também registrou avanços, com 936 novas empresas lideradas por mulheres.

Esses números refletem uma transformação cultural e econômica, com mais mulheres conquistando espaço no mercado de trabalho e no empreendedorismo, impulsionadas por iniciativas como o Ceará Credi e o Ceará Por Elas no Eixo Mulher Empreendedora. Segundo Jereissati, o fortalecimento da presença feminina é um reflexo do empoderamento das mulheres cearenses, que buscam mais igualdade de oportunidades.

“O aumento da participação das mulheres no mercado de negócios é um reflexo do talento e da força das mulheres cearenses. A Jucec seguirá trabalhando para apoiar cada vez mais essas empreendedoras e facilitar a formalização de suas empresas”, completou o presidente da Jucec.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Business