FORNECIMENTO DE ENERGIA

‘Ceará Global: Clusters’ encerrado com destaque para energias renováveis e H2V

Por Marcelo - Em 16/10/2021 às 8:32 AM

O ‘Ceará Global: Clusters’ foi encerrado nesta sexta-feira (15) com o painel sobre as novas economias do Ceará e energias renováveis. Um dos convidados para discutir o tema foi o Consultor em Energia da FIEC e presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis na Adece, Jurandir Picanço.

Energias eólica e solar serão usadas na produção de Hidrogênio Verde             Foto: Divulgação

Ele destacou o potencial que o Estado tem como desenvolvedor de energia eólica e solar do País, além de ser pioneiro no segmento. “O Ceará se destaca na produção de energias renováveis, e agora se prepara também para ser produtor de Hidrogênio Verde. Esta é uma opção tecnológica que foi encontrada para acelerar o processo de descarbonização do País, além de reduzir os riscos ocasionados pelo aumento da temperatura global”, declarou Jurandir.

Também fizeram parte do evento representantes de entidades públicas e grupos empresariais. O Ceará deu o pontapé inicial para tornar-se um importante Hub de produção e exportação de Hidrogênio Verde. A empresa australiana Enegyx Energy, foi a primeira a assinar um memorando para a construção de uma usina de combustível no Complexo Pecém. O investimento deve ser de US$ 5,4 bilhões no projeto, ao longo dos próximos anos.

Agora, já são dez memorandos com grandes players globais, com investimentos superiores a R$ 100 bilhões, graças ao empenho pessoal do governador Camilo Santana e do secretário Maia Júnior (Sedet), em parceria com a FIEC, Uece e UFC. O Ceará Global destacou ainda assuntos como “O turismo como estratégia de desenvolvimento econômico” e o “Controle aduaneiro no Complexo do Pecém: Evolução e desafios”.

Hidrogênio Verde terá um Hub de produção e exportação no Complexo do Pecém

O Hidrogênio Verde é obtido a partir de fontes renováveis, como as energias solar e eólica, sem a emissão de carbono. É produzido através de eletrólise, sendo prática sustentável e já adotada em vários países do mundo. Esta tecnologia utiliza a corrente elétrica para separar o hidrogênio do oxigênio que existe na água. Por esta razão, se essa eletricidade for obtida de fontes renováveis, então a energia será produzida sem a emissão de dióxido de carbono na atmosfera.

Ela vem se tornando uma das mais importantes e debatidas no cenário internacional de energia, pode produzir energia limpa aplicada às mais diversas áreas como as industriais, hospitalares e domiciliares, além de poder ser utilizada como combustível para automóveis, contribuindo efetivamente no movimento de descarbonização mundial, entre outros.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business