HUB DE TECNOLOGIA

Ceará lidera conectividade com anúncio de novo edge location da AWS no Estado

Por Marcelo - Em 23 de setembro de 2021

Paulo Cunha e Camilo Santana anunciaram o investimento da AWS Foto: Divulgação

O governador Camilo Santana anunciou na manhã desta quinta-feira (23), junto com executivos da Amazon Web Services (AWS), um novo investimento da multinacional, que vai acelerar as políticas públicas que promovem a transformação digital em todo o Ceará, área na qual é um dos pioneiros no Brasil. O gerente-geral da AWS para o Setor Público na América Latina, Canadá e Caribe, Jeffrey Kratz, foi um dos representantes da empresa.

“Ótima notícia para nosso Estado! A Amazon Web Services, empresa de tecnologia da Amazon.com, escolheu o Ceará para expandir a sua atuação na América Latina. A multinacional anunciou hoje a instalação de um Centro de Dados (ponto de presença) em Fortaleza. Atualmente, no País, a empresa mantém a infraestrutura apenas em São Paulo e no Rio de Janeiro”, disse Camilo.

O empreendimento, além de gerar empregos aos cearenses, possibilitará uma redução de até 18% na latência (tempo de reação e transmissão) dos dados, aprimorando uma série de serviços aos clientes. O objetivo é fazer do Ceará o primeiro governo 100% digital do Brasil, e a parceria com a AWS tem sido fundamental para que esse objetivo venha a ser atingido.

“Agradeço à AWS, em nome do diretor-geral para o Setor Público da empresa, Paulo Cunha, e ao corpo técnico do Governo do Estado, pelo empenho para viabilizar esse empreendimento. O estado hoje é o segundo maior ponto de conectividade de cabos de fibra óptica do planeta. Seguimos trabalhando firmes para a atração de novos investimentos ao Ceará”, salientou Camilo Santana.

O outro executivo da AWS, por sua vez, destacou a importância da transformação digital. “Viemos anunciar a expansão e o investimento da AWS na sua infraestrutura global, chamada edge location, que vai permitir que possamos ter uma melhor qualidade e experiência aos clientes, levando o benefício de ter a computação em nuvem cada vez mais próximo”, ressaltou Paulo Cunha. Com esse investimento, a infraestrutura global da AWS incluirá mais de 226 pontos de presença (PoP) em 91 cidades de 47 países.

O novo edge location da AWS traz um conjunto completo de benefícios fornecidos pelo Amazon CloudFront, um Content Delivery Network (CDN) altamente seguro que acelera a entrega de dados, aplicações de vídeo e APIs para usuários em todo o mundo. Ao armazenar o conteúdo em cache em edge locations no Brasil, os clientes da AWS podem se beneficiar de melhor desempenho, segurança de rede e proteção no nível de aplicação.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business