TERCEIRO DO NORDESTE

Ceará registra 9% de alta no consumo de energia devido à retomada econômica

Por Marcelo - Em 16 de agosto de 2021

O Ceará consumiu 1.739 MW médios em julho, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, devido à retomada econômica. O volume representa aumento de 9% em relação ao mesmo período de 2020 e é o terceiro maior do Nordeste, atrás da Bahia (3.352 MW) e Pernambuco (1.907 MW).

Parques eólicos produziram 1.095 megawatts médios em solo cearense         Foto: Divulgação

A CCEE associa o avanço à demanda do mercado regulado, que cresceu 8% no Estado, influenciado principalmente pela reabertura da economia na região. O segmento fornece eletricidade para pequenas lojas, empresas de menor porte e para os consumidores residenciais.

No mercado livre, em que estão os consumidores de alta tensão, a demanda cresceu 16%. A indústria têxtil e os setores de comércio e serviços estão entre os que mais consumiram eletricidade no Ceará, reflexo da retomada econômica e do aumento da produção em função do câmbio, que tem favorecido a exportação.

Na geração, o fornecimento de energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN) ficou equilibrado entre os parques eólicos, que produziram 1.095 megawatts médios, e térmicas, que geraram 1.009 MW médios no mês passado.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business