TURISMO EM ALTA

Ceará tem destaque na edição 2022 da WTM Latin America, em São Paulo

Por Marcelo - Em 6 de abril de 2022

O destino Ceará ocupa posição de destaque na WTM Latin America, que iniciou nesta terça-feira (5) e prossegue até amanhã, em São Paulo, debatendo temas relevantes para a retomada turística no Brasil, como impactos do metaverso, turismo responsável, além de diversidade e inclusão no setor.

Com um amplo estande da Secretaria do Turismo do Ceará que chama a atenção dos visitantes, o espaço divulga as belezas naturais e os principais polos turísticos do Estado por meio de farto material impresso, além da apresentação de vídeos institucionais, convidando as pessoas a conhecerem todos os encantos e recantos cearenses.

Estande do Ceará chama a atenção dos visitantes da feira de turismo               Foto: Divulgação

E não apenas o extenso litoral do Ceará, com mais de 540 quilômetros de praias de areias claras, dunas, águas transparentes, trechos de piscinas naturais e com uma temperatura média de 26°C praticamente o ano inteiro. Mas também os atrativos de serra – como Guaramiranga, Ubajara. Viçosa do Ceará -, sem esquecer do Sertão Central e da região do Cariri, que também têm inúmeros atrativos.

E uma equipe da Setur Ceará, tendo à frente o secretário Arialdo Pinho, está a postos para apresentar os principais destinos no Estado, esclarecer dúvidas, e mostrar as oportunidades de roteiros incríveis para quem quer sol, mar, calor e muita diversão, aliado a uma receptividade sem igual, ótima gastronomia e excelente infraestrutura de hotéis e pousadas.

O teatro de Turismo Responsável sediou ricos debates que revelaram a sinergia de seus atributos com o segmento de luxo, além de compartilhar boas práticas na gestão da sustentabilidade em meios de hospedagem e dicas de ESG (Environmental, Social and Governance) para pequenos e médios negócios.

Simone Scorsato, presidente da Brazilian Luxury Travel Association, contextualizou o turismo de alto padrão, enumerou as ações lideradas pela BLTA no âmbito socioambiental e trouxe dois associados para destacar as iniciativas propostas na palestra “Sustentabilidade: Novo item indispensável no Turismo de Luxo”. A executiva defendeu que é preciso inserir iniciativas responsáveis no core business e reforçou que a pandemia valorizou a simplicidade e consolidou a relação entre sustentabilidade e autenticidade.

WTM 2022 tem abordado temas de grande relevância para o setor no Brasil

Já Silmara Ambrósio, do Rancho do Peixe, hotel situado na Praia do Preá, lembrou que sustentabilidade é compromisso com o entorno, já que a atração de um fluxo novo transforma a comunidade. As contrapartidas vão além da construção com impacto mínimo, preferência por materiais naturais e mão de obra local. O empreendimento criou um centro de reciclagem próprio e naturalizou o verbo “nativar” que reforça o compromisso social. “São as pessoas que fazem o diferencial dos lugares”, destacou Silmara.

Caroline Dalmolin abordou os impactos do metaverso, set de espaços virtuais que permite interação com pessoas que não estão perto de você. Fazer uma reunião de trabalho dentro da realidade aumentada e conhecer a Grécia do sofá da sua casa, por exemplo, é algo que vem se concretizando rapidamente. “Obviamente, nada pode substituir o real, o físico, como sentir o cheiro do mar, por exemplo. Mas a novidade vai abrir novas possibilidades de vivências”, diz a executiva da Meta.

Segundo ela, o Brasil é o segundo maior país no consumo de redes sociais, o que pode impulsionar a tecnologia a expandir cada vez mais. “Acredito muito em um futuro evoluído tecnologicamente. Vejo que o celular, por exemplo, não será algo necessário e outras formas de comunicação serão criadas por meio de novas ferramentas”, finalizou.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business