APOIO RELEVANTE

CeArt inaugura nova loja no Shopping RioMar Fortaleza nesta quinta-feira

Por Marcelo - Em 22/05/2024 às 5:16 PM

A Central de Artesanato do Ceará (CeArt) é uma política pública para valorização dos artesãos, sua identidade, técnica, tradição e comunidade. Nesta quinta-feira (23), às 19 horas, o Governo do Ceará vai inaugurar mais uma loja da CeArt, no Piso L1 do Shopping RioMar Fortaleza. O evento vai abrir com um showroom, onde haverá desfile de peças que mesclam roupas comuns com peças de artesanato feitas de filé, labirinto e crochê, além da presença do DJ Guga de Castro.

Artesanato cearense está recebendo apoio da SPS para se desenvolver

De acordo com Onélia Santana, titular da Secretaria da Proteção Social (SPS), responsável por coordenar a política do artesanato no Ceará, a CeArt já cadastrou 39.908 artesãos de 15 tipologias diferentes e intermediou, em 2023, a comercialização de 59.615 peças. Tudo isso fez movimentar um volume de mais de R$ 4,3 milhões em vendas, que contribuíram para a sustentabilidade do setor e melhoria na renda e na qualidade de vida dos artesãos.

“Esse trabalho feito pela CeArt é de extrema importância para impulsionar o artesanato cearense e dar mais oportunidade de venda para os nossos artesãos. Com mais essa loja a ser inaugurada pela CeArt, estamos ampliando os espaços de comercialização do artesanato cearense, o que significa mais renda para os artesãos”, destaca Onélia Santana.

A CeArt busca assessorar artesãos e artesãs do Estado em todo o processo produtivo. Com a identidade artesanal, conhece os artesãos e seus trabalhos, ao mesmo tempo que comprova a atividade desses profissionais. Com o credenciamento, possibilita a comercialização em seus espaços e a participação em eventos nacionais e internacionais. Durante esse processo, o assessoramento e a qualificação melhoram a qualidade dos produtos. E com a certificação, garante a originalidade e o valor cultural de cada item.

O Ceará vem, nos últimos anos, promovendo importantes conquistas para os artesãos, dentre as quais a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS); a emissão das identidades artesanais em papel moeda, dando segurança e credibilidade ao documento; além da inauguração da Casa do Artesão Cearense, que já recebeu mais de 2 mil artesãos, desde a sua inauguração, em outubro de 2021.

Outra conquista importante foi a Certificação de Autenticidade dos Produtos Artesanais e de Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses, o chamado Selo CeArt; além da inauguração das lojas para comercialização dos produtos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business