EXPERIÊNCIA DE COMPRA

Cenários do Varejo destaca o incremento das vendas online e as mudanças de comportamento do consumidor

Por Marcelo - Em 26/05/2022 às 7:55 PM

A 15ª edição do Cenários do Varejo, evento anual da CDL de Fortaleza, realizado nesta quinta-feira (26), no Teatro do Shopping RioMar Fortaleza, revelou as principais tendências para os negócios pós-pandemia. Destaque para o aprimoramento da experiência de compra, a partir dos novos hábitos adquiridos pelos consumidores.

André Matcin falou sobre os desafios da economia brasileira no momento           Foto: Portal IN

Tanto o mundo digital quanto a experiência física foram ressaltadas no encontro, que contou com um público de mais de 800 pessoas. Além disso, os palestrantes destacaram que uma das principais estratégias a serem implementadas nos negócios é usar o que há de melhor no digital e no físico para atender às necessidades de cada nicho de consumo.

O COO da Gouvêa Ecosystem trouxe para o evento os principais temas discutidos na NRF 2022. “Mas o mais transformador é a mudança do comportamento do consumidor, por causa do digital. Ele foi exposto a novas experiências de compra, novas jornadas e mudou a sua maneira pensar como ele encara a vida. Então, o varejo precisa se adaptar também. O canal físico é o principal canal de interação com o consumidor, mas o principal é repensar o papel das lojas, utilizando os ativos físicos para suportar a experiência digital”, afirmou Eduardo Yamashita.

Assis Cavalcante disse que o varejo despertou para a venda online e o delivery

Segundo o presidente da CDL de Fortaleza, mar calmo não faz bons marinheiros. “Foi necessário que houvesse essa pandemia para que o varejo despertasse para o incremento da venda online, o delivery, essas ferramentas que estamos utilizando. O metaverso, a disrupção, a modernização, contratação de pessoas de perfis diferentes, estão sendo preparadas pelas universidades. E estamos trazendo grandes palestrantes que estiveram na NRF, em Nova York, para trazer as últimas tendências, para que as pessoas possam implementar em suas empresas”, disse Assis Cavalcante.

Já o diretor da rede São Luiz, iniciou pelo pós-pandemia, com inflação e juros altos e um cenário não favorável. “Porém, quem se preparar, quem pesquisar e empreender de uma forma diferente vai se sobressair. É o momento das oportunidades. O Cenários do Varejo vem para abrir essas cabeças, o olhar, para que as pessoas façam algo diferente. Essa é a razão do evento”, explicou Severino Ramalho Neto.

Deusmar Queirós, Assis Cavalcante e Severino Neto antes do início das palestras apresentadas no Cenários do Varejo

Mais notícias

Ver tudo de IN Business