POLÍTICA ECONÔMICA
CEO da Amazon reconhece que tarifas de Trump começam a pressionar preços ao consumidor
Por Redação - Em 21/01/2026 às 12:01 AM

Em 2025, a Amazon e seus parceiros compraram estoques antecipadamente para tentar amortecer o impacto das tarifas e manter os preços estáveis
O CEO da Amazon, Andy Jassy, afirmou, nessa terça-feira (20), que as tarifas impostas pelo governo do presidente Donald Trump estão começando a influenciar os preços de alguns produtos vendidos na plataforma da empresa, especialmente por vendedores terceiros. A declaração foi feita em entrevista durante o Fórum Econômico Mundial em Davos.
Jassy explicou que, em 2025, a Amazon e seus parceiros compraram estoques antecipadamente para tentar amortecer o impacto das tarifas e manter os preços estáveis. No entanto, com a maior parte desse estoque já vendida, os custos adicionais passaram a surgir na precificação de alguns itens. Nesse cenário, parte dos vendedores optou por replicar os custos extras ao consumidor, enquanto outros absorvem as despesas para manter a demanda.
A mudança de tom marca uma evolução nas posições anteriores da empresa. No ano passado, Jassy havia afirmado que ainda não se via um efeito significativo das tarifas sobre os preços ao consumidor. Agora, porém, a persistência das taxas está começando a se refletir de forma mais clara na dinâmica de preço dentro do maior marketplace do mundo.
Analistas destacam que, mesmo com esforços para limitar os repasses de custo, a combinação de tarifas e outras pressões inflacionárias nos Estados Unidos pode levar compradores a optar por marcas mais baratas ou adiar compras de itens não essenciais, sentimento já observado entre consumidores no varejo online.
A declaração de Jassy também ocorre em meio a uma discussão mais ampla sobre os efeitos das políticas comerciais dos EUA sobre o consumo e a inflação, com impactos sendo monitorados por empresas e formuladores de políticas antes das eleições legislativas de 2026.
Mais notícias
ao ar livre




























