COMÉRCIO E SERVIÇOS

Cerca de 106,6 milhões de brasileiros pretendem fazer compras para a Páscoa; gasto médio deverá ser de R$ 237

Por Redação - Em 25/03/2024 às 12:06 AM

Ovos De Páscoa, Chocolate, Ovo De Chocolate Foto Freepik

Os ovos de chocolate industrializados serão os principais itens procurados pelos consumidores FOTO: Freepik

A Páscoa promete adoçar o faturamento do comércio nacional, com mais de 106,6 milhões de brasileiros pretendendo ir às compras neste ano. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. Embora o número seja um pouco menor do que o verificado em 2023, o setor segue otimista com a data.

“Apesar da pequena queda no número de consumidores que pretendem fazer compras para a Páscoa, a data traz sempre grande expectativa para o setor de comércio e serviços. Além dos tradicionais ovos e chocolates, a data movimenta bares, restaurantes e o comércio em geral. Para atrair os clientes, vale a criatividade, opções mais baratas e kits promocionais”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

Conforme a pesquisa, os filhos (60%) serão os principais presenteados na Páscoa. Em seguida, aparecem os cônjuges (41%), mãe (38%), sobrinhos (30%) e o próprio entrevistado (27%). Os consumidores pretendem gastar, em média, um total de R$ 237 com as compras de Páscoa (ticket maior entre as classes A/B, R$ 295); adquirindo, em média, cinco produtos.

Ovos e bombons de chocolate

Os ovos de chocolate industrializados (53%) serão os principais itens procurados pelos consumidores, seguidos pelos bombons industrializados (48%), ovos de Páscoa caseiros/artesanais (41%), barras de chocolate industrializados (32%) e bombons e barras de chocolate caseiros/artesanais (31%).

Entre os que pretendem comprar ovos industrializados, 60% irão comprar itens direcionados para crianças e para adultos, 24% somente para adultos e 14% somente para crianças.

Entre os motivos apontados pelos que pretendem comprar barras de chocolate e/ou bombons, 66% se importam com a celebração e não a forma do chocolate e 25% por ser mais barato.

No caso dos chocolates caseiros/artesanais, 32% preferem por ser algo mais personalizado, 23% para ajudar as pessoas que vendem e 20% porque a qualidade do chocolate é melhor.

O pagamento à vista será o mais utilizado nas compras de Páscoa (77%), sendo principalmente por PIX (54%), cartão de débito (39%) e dinheiro (33%). Já o cartão de crédito parcelado será utilizado por 29% dos consumidores. De acordo com o levantamento 54% pretendem parcelar as compras, sendo a média de 4 parcelas.

Lojas

As lojas físicas se destacam na preferência dos consumidores tanto na hora de fazer pesquisa de preço, quanto no momento da compra. Oito em cada dez consumidores pretendem pesquisar preços presencialmente (83%), com destaque para os supermercados (62%). Enquanto 67% farão pesquisa em lojas online, principalmente em sites ou aplicativos na internet (46%) e em aplicativos de ofertas (33%).

Na hora de comprar, essa diferença é ainda maior, uma vez que 94% têm intenção de realizar as compras em lojas físicas, com destaque para os supermercados (54%), lojas especializadas em chocolates (48%) e lojas de grandes varejistas (41%). Já 14% pretendem fazer as compras pela internet, sendo que 80% pretendem comprar em sites, 67% em aplicativos e 42% pelo Instagram.

Mais da metade dos consumidores (54%) acham que os preços dos produtos estão mais caros este ano frente ao ano passado, 23% que estão na mesma faixa de preço e 13% que estão mais baratos.

Qualidade e preço

De acordo com os entrevistados, os principais fatores que influenciam na escolha dos locais de compra são a qualidade dos produtos (45%), o preço (40%) e as promoções e os descontos (34%).

47% devem fazer as compras ao longo do mês de março. Mas o comércio deve se preparar para os atrasadinhos, uma vez que 39% pretendem realizar as compras na semana antes da Páscoa.

A maioria (55%) pretende comemorar a data em casa, enquanto 17% irão para a casa dos pais e 12% na casa de outros parentes.

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