RANKING NACIONAL

Cinco cidades cearenses figuram entre as 100 melhores para negócios na indústria

Por Marcelo - Em 12/12/2023 às 6:32 PM

Cinco cidades do Ceará foram destaque na edição 2023 da pesquisa das 100 Melhores Cidades para fazer Negócios, na categoria Indústria. Maracanaú obteve o melhor resultado entre os municípios cearenses, alcançando a quarta colocação no ranking nacional. Caucaia (17º), Sobral (25º), Maranguape (44º) e Itapipoca (85º) também aparecem na lista.O estudo é realizado anualmente pela consultoria Urban System e pela revista Exame.

Disponibilidade de portos também somam pontos para o ranking

No segmento industrial são avaliados critérios como empregos e remunerações no setor; crescimento dos estabelecimentos da indústria da transformação; renda do trabalhador da indústria, e exportações industriais. Ainda são avaliados pontos como a distância da cidade ao aeroporto e ao porto mais próximos; a malha viária das rodovias federais na região, e a eficiência do sistema de abastecimento de água.

“Foram considerados para a definição das Melhores Cidades para Investir no setor industrial, além dos indicadores do macrocenário, indicadores relativos à evolução do setor (oferta), a dinâmica de empregos, o impacto do isolamento social no número de empregos. Bem como alguns índices relativos à demanda (pessoas e renda), infraestrutura e logística (água, aeroporto, porto e rodovias)”, destaca o levantamento.

Além da Indústria, foram eleitas as 100 melhores cidades para fazer negócios no Agronegócio, no Setor Imobiliário, na Educação, na Saúde e nos Serviços. Fortaleza aparece nos rankings do Setor Imobiliário (8º), Educação (10º), Saúde (18º) e Serviços (28º). Já a cidade de Maracanaú, além da Indústria, ainda se destacou entre as 100 melhores das categorias Educação (20º), Serviços (82º) e Saúde (85º).

Juazeiro do Norte alcançou o 82º lugar nas categorias Educação e Setor Imobiliário, enquanto Itapipoca ficou em 72º lugar em Educação. Caucaia e Crato também estão no ranking nacional das melhores cidades em Educação, em 22º e 34º lugares, respectivamente. (Gecom FIEC)

Mais notícias

Ver tudo de IN Business