QUALIDADE DO PRODUTO

CNA pede investigação da UE contra varejistas franceses por boicote à carne brasileira

Por Redação - Em 27/05/2025 às 9:45 PM

Factory Processing Line With Beef Carcasses.

Segundo a entidade, os varejistas envolvidos controlam 75% do mercado francês

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) protocolou nesta terça-feira (27), em Bruxelas, uma petição na Comissão Europeia pedindo investigação formal contra grandes redes varejistas francesas que, em novembro de 2024, boicotaram a carne brasileira e de outros países do Mercosul.

Entre os alvos estão Carrefour, Les Mousquetaires, E. Leclerc e Coopérative U, que suspenderam a compra de carnes alegando preocupações com a qualidade do produto. Para a CNA, essas manifestações foram infundadas e prejudicaram a imagem do setor agropecuário brasileiro no mercado europeu.

Segundo a entidade, os varejistas envolvidos controlam 75% do mercado francês e, ao atuarem de forma coordenada, podem ter violado regras de concorrência da União Europeia. A CNA também alega que a campanha dos supermercados contraria os princípios do Acordo Mercosul-UE.

A entidade solicita o fim dos boicotes, a retratação das declarações e a aplicação de sanções financeiras às empresas, caso irregularidades sejam confirmadas.

A petição foi entregue por representantes da CNA e da Frente Parlamentar da Agropecuária, incluindo a senadora Tereza Cristina, durante visita oficial à capital belga.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business