1,3 gigawatts

Com fábrica no Ceará, Vestas fecha com a Casa dos Ventos a maior compra de turbinas eólicas da América Latina

Por Redação - Em 30/03/2023 às 3:26 PM

A fábrica da Vestas no Ceará está localizada em Aquiraz. Com a nova parceria, cerca de 800 empregos deverão ser gerados

A Casa dos Ventos fechou acordo com a Vestas para o fornecimento de 291 aerogeradores que vão totalizar 1,3 gigawatts (GW) de potência. O contrato é o maior já realizado pela fabricante dinamarquesa no mundo para turbinas onshore (localizados em terra) e a maior aquisição de equipamentos de energia eólica registrada na América Latina.

A Vestas está presente no Brasil desde 2008, tendo inaugurado sua primeira fábrica em 2011, no Ceará. Em 2016, a fabricante de aerogeradores inaugurou uma nova unidade no Estado, em Aquiraz, cuja capacidade foi dobrada três anos depois.

A parceria com a Casa dos Ventos atenderá a dois empreendimentos eólicos no Nordeste com investimentos de R$ 9 bilhões. A Vestas fornecerá equipamento para o Complexo Eólico Babilônia Centro, na Bahia, com 554 MW de capacidade instalada, que receberá 123 turbinas; e para o Complexo Eólico Serra do Tigre, no Rio Grande do Norte, com 756 MW, que contará com 168 turbinas. Os aerogeradores são do modelo V150-4.5MW.

O valor do contrato entre as duas empresas não foi revelado, mas, em média, os equipamentos custam entre 65% e 75% do valor global dos empreendimentos.

“Para este novo acordo, são 1,3 GW de máquinas. É o maior contrato da Vestas para projetos onshore, o maior da América Latina e um dos maiores do mundo (…). Somando os projetos anteriores e mais este último pedido, chegamos a mais de 3 GW parceria com a Vestas”, disse o diretor-executivo da Casa dos Ventos, Lucas Araripe, em entrevista ao jornal Valor Econômico.

Segundo o presidente da Vestas América Latina, Eduardo Ricotta, companhia começa agora a mobilizar a fábrica no Ceará para a montagem dos equipamentos. A previsão é que as primeiras entregas comecem em 2024 com o comissionamento previsto para o primeiro trimestre de 2025. Para atender à demanda da Casa dos Ventos, cerca de 800 empregos deverão ser criados na Vestas.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business