EÓLICA E HIDROGÊNIO VERDE

Comitiva de multinacional norueguesa conhece potencialidades do Ceará na FIEC

Por Marcelo - Em 17/05/2022 às 8:50 PM

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu, na tarde desta terça-feira (17), a visita de uma comitiva de representantes da multinacional do setor de energia Equinor. A empresa é de origem norueguesa e atua em mais de 30 países, incluindo o Brasil, país no qual tem atividades há 20 anos, com mais de US$ 11 bilhões investidos. A vinda ao Ceará tem como objetivo a prospecção de mercados na área de energia eólica offshore.

Representando a Equinor estiveram presentes o diretor de Eólica Offshore para a América Latina, André Leite; o gerente de Relações Institucionais, Thiago Martins; e a gerente Comercial Ariane Carvalho. O trio foi recepcionado pelo vice-presidente da FIEC, André Montenegro, que representou o presidente Ricardo Cavalcante.

Representantes da Equinor e da FIEC debateram os potenciais do Ceará             Foto: Divulgação

Também estiveram presentes o superintendente Regional do Sesi Ceará e diretor do Departamento Regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda; além do superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes. Durante a visita, que ocorreu no Observatório da Indústria da FIEC, a comitiva foi apresentada às ações desenvolvidas pelo Senai Ceará a partir de uma palestra realizada pelo diretor Paulo André Holanda.

Em seguida, o consultor de Energia da Federação, Jurandir Picanço, falou sobre o potencial de produção de Hidrogênio Verde do Estado. Já o coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim, demonstrou as possibilidades criadas a partir da elaboração do Atlas Solar e Eólico realizado pela entidade. No fim, o gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale, apresentou as soluções desenvolvidas no órgão e como a inteligência de dados pode contribuir para a tomada de decisões do setor energético.

André Leite classificou a visita como ‘excelente’ e que ela, em um certo sentido, superou as suas expectativas. “Deu uma noção, apesar de inicial, boa, do que a gente pode encontrar, quais planos estão sendo levados adiante aqui pelo Ceará e me parece que o trabalho está muito bem estruturado, a governança está muito bem feita“, destacou.

O vice-presidente da FIEC ressaltou que a reunião foi positiva. “O Ceará é a bola da vez no que se refere a Hidrogênio Verde e energias renováveis. Essa união do setor produtivo com o Governo está atraindo muita gente para cá, e esperamos que venham mais empresas, como a Equinor, uma das maiores do mundo no ramo de petróleo e gás e, agora, energias renováveis. Essa é a nossa função aqui na FIEC, de atrair investimentos e gerar negócios para nossas empresas“, salientou André Montenegro.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business