APONTA CNI

Confiança da indústria está estável em março

Por Redação - Em 23/03/2024 às 10:40 PM

Cni Produção Industrial Soldador Foto Cni

Todas as regiões seguem confiantes em março, pois o índice segue acima da linha de corte de 50 pontos FOTO: CNI

Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgados na última sexta-feira (22) mostram que 25 de 29 setores industriais estão confiantes neste mês de março, número que representa estabilidade em relação a fevereiro deste ano. Segundo a pesquisa Confiança do Empresário Industrial (Icei), realizada pela CNI, a confiança dos empresários industriais não mudou na análise por portes, regiões e setores. A pesquisa ouviu 1.841 empresários entre os dias 1º e 11 de março.

Um setor fez uma transição da falta de confiança (abaixo de 50 pontos) para a confiança: móveis saiu de 47,1 para 51,3 pontos. Já o setor de equipamentos de informática, eletrônicos e ópticos fez a transição contrária, com queda de 50,3 para 49,4 pontos.

Os setores com maior índice de confiança em março são os de farmoquímicos e farmacêuticos (61,1 pontos); manutenção e reparação (57,4 pontos); bebidas (56,6 pontos); e perfumaria limpeza e higiene pessoal (56,3 pontos).

O Icei varia de 0 a 100 pontos. Valores acima de 50 pontos indicam confiança do empresário. Valores abaixo de 50 pontos indicam falta de confiança.

Portes e regiões

A confiança da indústria variou pouco nos diferentes portes de empresa. Nas pequenas empresas, houve avanço de 0,8 ponto; nas médias, recuo de 0,5 ponto; e nas grandes empresas, recuo de 0,3 ponto. O índice de todos os portes segue acima da linha divisória de 50 pontos e registrando confiança.

Por região, em março de 2024, a confiança da indústria caiu no Nordeste (-1,6 ponto) pela segunda vez consecutiva. Os dois recuos acumulam 4,5 pontos de queda. No Centro-Oeste, também houve uma retração da confiança de 1,3 ponto.

Na região Sudeste, a confiança ficou praticamente estável (+0,1 ponto). Enquanto isso, no Norte e no Sul, a confiança teve leve avanço (+0,6 ponto em ambas as regiões).

Todas as regiões seguem confiantes em março, pois o índice segue acima da linha de corte de 50 pontos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business