DADOS DA CNC

Confiança do comércio cresce 2,2%; 3ª alta consecutiva

Por Redação - Em 27/03/2024 às 12:47 AM

Comércio Varejista Foto Agência Brasil

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio chegou a 109,2 pontos em março FOTO: Agência Brasil

Os comerciantes brasileiros estão mais confiantes neste mês de março, segundo pesquisa divulgada nesta semana pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Na comparação com fevereiro deste ano, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) subiu 2,2%, terceiro avanço consecutivo. Com isso, o Icec chegou a 109,2 pontos neste mês.

O maior destaque para os comerciantes, foi a confiança dos empresários em relação às condições atuais da economia, com crescimento de 6,6%, em relação ao mês anterior, levando o subindicador de condições atuais a ser a principal influência da confiança do empresário (+4,6%).

A melhora da confiança do comércio (+3,8%) é corroborada pelo avanço do resultado do comércio varejista ampliado, que acelerou 2,4% em janeiro deste ano e vem demonstrando avanço na taxa acumulada em 12 meses desde metade do ano passado, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as expectativas favoráveis para os próximos meses.

O subitem Expectativas – Icec também teve incremento no mês (+1,6%) e apresentou a única taxa anual positiva dos subindicadores (+0,6%). Ou seja, apesar de as análises em relação ao presente estarem menores do que no ano passado, a percepção do futuro é de melhora, principalmente para a economia.

“Apesar dos indicadores de condições atuais e de expectativas estarem sendo vistos com bons olhos pelos empresários, a dificuldade financeira põe em risco as possibilidades de investimento. O indicador das intenções de investimento teve o menor crescimento (+0,9%). Deve-se ressaltar que os únicos itens com queda mensal fazem parte desse quesito, a avaliação dos estoques (-0,9%) e investimentos na empresa (-0,1%)”, avalia a CNC.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business