95,8 PONTOS

Confiança do setor de serviços atinge maior nível desde outubro de 2022

Por Redação - Em 27/03/2024 às 11:50 AM

Garçom, Setor De Serviços Freepik

m médias móveis trimestrais, o índice avançou 0,7 ponto FOTO: Freepik

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) medido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) subiu 1,6 ponto em março deste ano, chegando a 95,8 pontos e revertendo a queda observada em fevereiro. Com o resultado, o ICS alcançou o maior nível desde de outubro de 2022 (97,6 pontos). Em médias móveis trimestrais, o índice avançou 0,7 ponto.

“O primeiro trimestre se encerra com melhora na confiança do setor de serviços. Apesar disso, os resultados mantêm a percepção de perda de fôlego do setor sobre a situação atual observada nos últimos meses. Os resultados positivos em relação ao futuro demonstram otimismo, na maior parte dos segmentos, em relação a demanda e ao ambiente de negócios para os próximos trimestres. O empresário enfrenta um ambiente macroeconômico de manutenção da queda na taxa de juros, controle de inflação e bons resultados no mercado de trabalho, fatores que podem estar influenciando as perspectivas futuras para o setor de serviços ”, avaliou  o economista do FGV Ibre, Stéfano Pacini.

Em março, a alta do ICS foi influenciada exclusivamente pela melhora das expectativas para os próximos meses. O Índice de Expectativas (IE-S) avançou 3,9 pontos, para 96,0 pontos, maior nível desde outubro de 2022. Por outro lado, o Índice de Situação Atual (ISA-S) ficou recuou 0,5 ponto, para 95,9 pontos. Os dois componentes do ISA-S caíram: o indicador de situação atual dos negócios recuou 0,6 ponto, para 95,7 pontos, e o indicador de volume da demanda atual cedeu 0,5 ponto, para 96,0 pontos. Em relação aos componentes do IE-S, o indicador de demanda prevista nos próximos três meses avançou 3,7 pontos, para 94,9 pontos, e o indicador de tendência dos negócios nos próximos seis meses subiu 3,9 pontos, para 97,0 pontos.

Com o fim do primeiro trimestre, a melhora da confiança de serviços nessa ótica teve participação fundamental da melhora das expectativas, revertendo queda no trimestre anterior. Em sentido oposto, a média trimestral do ISA-S ficou abaixo do último trimestre. “Apesar dos sinais de piora na situação atual, a confiança do setor de serviços apresenta melhora no primeiro trimestre, refletindo a melhora das expectativas disseminada entre os segmentos”, completou Pacini.

 

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