PROTOCOLO DE INTENÇÃO

Construção de complexo solar em Jaguaretama terá investimento de R$ 1 bi e deverá gerar 900 empregos

Por Redação - Em 03/03/2023 às 7:54 AM

Memorando Energia Solr Complexo Em Jaguaretama

O protocolo de intenção foi assinado nessa quinta-feira (2). Na ocasião, o governador Elmano de Freitas destacou o potencial do Ceará para a geração de energia renovável

A posição geográfica do Ceará, localizado próximo da Linha do Equador, coloca o Estado como um dos mais atrativos do Brasil para a implantação de empreendimentos de geração de energia solar, setor que deve continuar avançando nos próximos anos. Nessa quinta-feira (2), o governador do Ceará, Elmano de Freitas, assinou protocolo de intenção com executivos da SPIC Brasil para a construção de um complexo solar em Jaguaretama, município situado no Vale do Jaguaribe. O complexo contará com mais de R$ 1 bilhão em investimento e deverá gerar cerca de 900 empregos (diretos e indiretos) na fase de construção.

O investimento consolidará o Complexo Panati-Sitiá com oito unidades (6 Panati + 2 Sitia) em uma área de 741,57 hectares. O Complexo é uma iniciativa da parceria entre os Grupos SPIC Brasil e Canadian Solar, que têm atuação consolidada dentro e fora do País no setor elétrico e especialmente no desenvolvimento e operação de projetos de geração de energia por fontes renováveis.

“Temos no Ceará uma oportunidade histórica de produzir energia renovável a um preço competitivo, gerar emprego e renda para os cearenses e promover o desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, comentou o governador.

Potência

Cada nova unidade do Complexo deverá produzir com potência total instalada de (MW) de 25MW e capacidade de geração de energia elétrica anual de 71.827 MW/h. Assim, a capacidade instalada do complexo pode chegar a 292 MWp. Isso é suficiente para o abastecimento de cerca de 350 mil residências.

“A SPIC Brasil reconhece o grande potencial do Ceará e por isso investe em um empreendimento desse porte. A parceria com o governo do estado gera emprego, renda e transformação social. Além disso, o projeto de Panati coloca o estado em evidência no mercado internacional de energia solar.”, afirmou André Pereira – COO da SPIC Brasil.

Qualificação

De acordo com o titular da da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Salmito Filho, o Governo do Ceará está empenhado em criar o melhor ambiente de negócios para as empresas que já estão Ceará e as que pretendem investir no Estado. “O Ceará o cuidado de alinhar as Escolas Profissionalizantes para qualificar os cearenses com foco nesse mercado”, afirmou, acrescentando que o apoio ao setor ocorrerá dentro do Programa de Incentivos da Cadeia Produtiva Geradora de Energias Renováveis (Pier), do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Indústria.

Investidores

A SPIC Brasil é parte da SPIC Global, fundada em 2015 e, atualmente, a maior geradora de energia solar do mundo e um dos cinco principais grupos geradores de energia na China. No Brasil, a SPIC participa e opera mais de 3 GW em geração eólica, hidrelétrica, solar e a gás natural, além de se dedicar à pesquisa e desenvolvimento de projetos envolvendo smart energy e hidrogênio verde.

A Canadian Solar, empresa listada na bolsa americana (NASDAQ), foi fundada em 2001 em Ontário, Canadá e opera como fornecedora global de energia, com subsidiárias comerciais de sucesso em 19 países em 5 continentes. A Canadian Solar é um líder global na fabricação de módulos fotovoltaicos solares e um fornecedor de soluções de energia solar, com mais de 14.000 funcionários em todo o mundo.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Business