MELHORIA NA INFRAESTRUTURA
Contrato de concessão trará investimento de R$ 47,7 mi para o Porto de Fortaleza
Por Marcelo - Em 30/03/2022 às 9:53 AM
O investimento de R$ 47,7 milhões no terminal MUC01 do Porto de Fortaleza, começa a virar realidade nesta quarta-feira (30). O Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura (MInfra) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), assinam o contrato com o Terminal de Grãos de Fortaleza Ltda (Tergran), empresa que administrará a área pelos próximos 25 anos.
Com área total de 6.000m², o espaço será utilizado para movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais. Os desembarques de trigo respondem por 70,4% das operações com esse tipo de mercadoria, equivalendo a cerca de um milhão de toneladas, importado majoritariamente dos Estados Unidos, Argentina e Uruguai.
Dada a capacidade atual, a operação depende da utilização do espaço de outros arrendatários. Com o projeto, essa dependência de terceiros será reduzida e ainda trará melhorias que permitirão a operação autônoma do terminal no desembarque de navios e transporte até o armazém. São estimados 720 empregos diretos, indiretos e efeito renda gerados ao longo do contrato de arrendamento.