ASSESSORIA CONTÁBIL

CRCCE alerta para as mudanças que serão implementadas para quem possui MEI

Por Marcelo - Em 03/01/2023 às 11:36 AM

O número de Microempreendedores Individuais atingiu a marca de 12 milhões de CNPJs ativos em todo o Brasil no ano passado, segundo dados do Jornal Contábil. Por causa desse grande volume de novos negócios que surgiram ao longo dos últimos anos, quem tem MEI vai passar por mudanças ainda a partir deste ano. De acordo com o Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE), as medidas previstas vão beneficiar o microempreendedor.

MEIs devem ficar atentos a essas mudanças que serão implementadas           Foto: Divulgação

Dentre elas está o aumento do limite do MEI e do número de empregados por MEI; substituição do nome da pessoa por um nome empresarial no registro e emissão de nota fiscal pelo celular. Apesar disso, a conselheira e integrante da Câmara de Desenvolvimento Profissional e Presidente da Comissão de Ensino Acadêmico do CRCCE, Marta Chaves, lembra que todos devem ficar atentos, pois o valor do DAS sofrerá reajuste devido ao aumento do salário mínimo.

É muito importante que o microempreendedor individual possa estar se atentando em todas as mudanças que podem impactar positivamente o seu negócio. E quanto mais ele puder estar bem assessorado por um contador, mais terá chances de crescer, passando a ser um microempresário, tornando a empresa de MEI para uma Empresa de Pequeno Porte (EPP) ou uma Microempresa (ME)”, afirma Rondinelly Coelho, presidente da Comissão do Simples Nacional do CRCCE.

Ele ressalta, ainda, que estando bem assessorado para todas essas novidades que estão chegando, poderá deixar sua empresa ainda mais alicerçada para voos maiores nesse mercado cada vez mais competitivo. “Trabalhando assim a parte tributária de forma correta e ganhando uma visão de gestão ainda mais atual”,, completa Rondinelly.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business